UMA ANÁLISE ACERCA DAS RELAÇÕES INTERACIONAIS NO ESPAÇO DISCURSIVO SALA DE AULA À LUZ DO FILME ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

  • Layane Dias Cavalcante Viana Faculdade Independente do Nordeste (Fainor)
  • Nicéia Maria de Figueiredo Souza Melo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Mônica Matos Anunciação Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Resumo

RESUMO: As interações que ocorrem em sala de aula são permeadas por relações de poder e podem ser ainda repletas de conflitos. A linguagem é o grande campo de batalha onde são travadas e materializadas essas relações conflituosas e de poder. Objetiva-se neste artigo analisar como se configura o discurso pedagógico interacional numa sala de aula do ensino básico a partir de cenas do filme “Entre os muros da Escola”, dirigido por Laurent Cantet, abordando a teoria de mecanismos de controle do discurso de Foucault (2008) e do discurso pedagógico, enquanto um discurso autoritário, segundo Orlandi (1987). Pretende-se verificar em que medida o discurso autoritário e a interação, ou a falta dela podem interferir na construção de sentidos por parte dos alunos.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia  (Uesb). Especialista em Linguística também pela Uesb e graduada em Letras com Inglês pela mesma Universidade.  Leciona na Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR ( desde 2013). Membro e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Educação - GPLED/CNPq/ Uesb.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Letras com área de concentração em Literatura e Representações culturais na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Mestre em Letras - área de concentração em Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Publicado
2019-08-25
Como Citar
VIANA, Layane Dias Cavalcante; MELO, Nicéia Maria de Figueiredo Souza; ANUNCIAÇÃO, Mônica Matos. UMA ANÁLISE ACERCA DAS RELAÇÕES INTERACIONAIS NO ESPAÇO DISCURSIVO SALA DE AULA À LUZ DO FILME ENTRE OS MUROS DA ESCOLA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5136>. Acesso em: 13 nov. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5136.