O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUA HISTÓRIA COM A LEITURA

  • Patrícia Cardoso Batista Universidade Estadual de Londrina (Uel)
  • Sheila Oliveira Lima Universidade Estadual de Londrina (Uel)

Resumo

O enlace com a leitura depende, por vezes, do encontro com um mediador, que é aquele que faz a conexão entre livros e leitores. Em vista disso, este trabalho apresenta histórias de professoras de Língua Portuguesa com a leitura, objetivando uma reflexão sobre as relações que estabelecem em cada uma delas. É relevante entender como essas profissionais, que atualmente ocupam o papel de mediadoras na escola, constituíram sua própria relação com a leitura. Desse modo, questiona-se a existência de uma figura mediadora em suas experiências. Assim sendo, com base no recorte do corpus que compôs a dissertação de mestrado em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina, enfocaram-se os depoimentos coletados a partir de uma entrevista semiestruturada com docentes de Língua Portuguesa atuantes em duas escolas públicas do Paraná, embasadas na seguinte indagação: Como você se tornou um (a) leitor (a)? Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo caracterizada como estudo de caso. Como resultados, observa-se que os percursos de formação leitora das professoras varia, pois ocorreram a partir de diferentes mediadores. Ademais, para algumas sua ocorrência se deu na infância, para outras na adolescência, ou mesmo somente após a entrada no curso de Letras. Portanto, percebe-se que não há idade para se tornar uma leitora, contudo, na história de algumas das participantes, os mediadores foram fundamentais para esse processo.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Estudos da Linguagem. Realiza pesquisa sobre ensino de leitura e formação do leitor literário na educação básica.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Linguagem e Educação pela Universidade de São Paulo (Usp). Professora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade de Londrina (Uel). É membro dos programas de pós-graduação PPGEL-UEL e Profletras-UEL. Mestre em Literatura Comparada e Teoria Literária. Realiza pesquisa sobre leitura, formação de leitores, ensino de leitura e formação de professores.

Publicado
2019-08-25
Como Citar
BATISTA, Patrícia Cardoso; LIMA, Sheila Oliveira. O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUA HISTÓRIA COM A LEITURA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5139>. Acesso em: 15 nov. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5139.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados