O TELETANDEM COMO ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

  • Rickison Cristiano de Araújo Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Fábio Marques de Souza Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Resumo

O cenário educacional no qual estamos inseridos, é caracterizado pelas constantes transformações e surgimento de recursos tecnológicos que perpassam o contexto social e digital, proporcionando novas formas ao ensinar, aprender e formar professores de línguas. Neste sentido, o Teletandem, um contexto de aprendizagem virtual, assistida pelo computador por meio de interações através de imagens em vídeo, autônomo, colaborativo e intercultural, apresenta-se como uma oportunidade única de trocas linguísticas e culturais, desenvolvendo uma formação intercultural no estudante e no futuro professor de línguas. Este artigo objetiva discutir a respeito do Teletandem como um contexto que proporciona a aprendizagem de línguas, e em especial, a formação de professores de línguas. Para tanto, utilizamos como referencial teórico Telles (2009), Benedetti (2010), Serrani (2005) entre outros.


 


PALAVRAS-CHAVE: Teletandem; Formação de professores; Interculturalista; Aprendizagem de línguas.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Integrante do Grupo de pesquisa TECLIN: Tecnologias, Culturas e Linguagens cadastrado no DGP do CNPq. 

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (Usp). Professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Publicado
2019-08-25
Como Citar
SILVA, Rickison Cristiano de Araújo; SOUZA, Fábio Marques de. O TELETANDEM COMO ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5145>. Acesso em: 16 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5145.