ANÁLISE DISCURSIVA DA BNCC: CONSTRUÇÃO OU (DES)CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA BRASILEIRA?

  • Ivanise Jurach Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
  • Taíse Neves Possani Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Resumo

O interesse para desenvolver este trabalho emerge a partir da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) instituída como referência para as escolas de educação básica brasileiras. Embora ela seja uma conquista em termos de respeito às leis que regem a educação brasileira, também podemos afirmar que há muitas questões não explícitas dentro dela que só conseguimos compreender por meio de uma leitura reflexiva. Iremos analisar algumas passagens deste documento sensibilizando para a produção dos efeitos de sentido que se produzem em determinados contextos de uso da língua. Para isso, tomamos como referencial teórico a Análise do Discurso (AD) de linha francesa, mobilizando noções como ideologia, discurso e materialismo histórico e autores como Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Nossas análises demonstram que o político da língua entra em jogo e opera com significados diferentes daquilo que parece ser quando se faz uma leitura superficial deste documento regida pelo senso comum. Desse modo, organizamos a estrutura deste trabalho da seguinte forma: após as considerações introdutórias, destacamos algumas noções teóricas da AD que serão abordadas ao longo da pesquisa. Na sequência, resumimos a parte histórica de elaboração dos documentos oficiais da educação que antecedem à BNCC ressaltando que a língua está inscrita na história. Partimos, então, para as análises propriamente ditas, chegando a uma breve conclusão desses estudos.


PALAVRAS-CHAVE: Base Nacional Comum Curricular; Educação escolar; Efeitos de sentido; Ideologia; e Político da língua.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

Publicado
2019-08-25
Como Citar
JURACH, Ivanise; POSSANI, Taíse Neves. ANÁLISE DISCURSIVA DA BNCC: CONSTRUÇÃO OU (DES)CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA BRASILEIRA?. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5147>. Acesso em: 16 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5147.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados