A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO INICIAL

  • Cremilton De Souza Santana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Diógenes Cândido de Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Este estudo apresenta parte dos resultados da pesquisa de mestrado – situada na Linha de Pesquisa Linguagens e Educação do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens –, que analisou como se dá a construção da identidade do professor de língua inglesa (LI) em formação inicial em tempos de interculturalidade. Este trabalho é filiado aos estudos da Linguística Aplicada, em diálogo com vozes como as de Rajagopalan (2003, 2009), Lima (2009), entre outros. No entanto, buscamos apoio em autores de outras áreas, como Bakhtin (2011), Estermann (2010), Hall (2005), Bauman (2005) e Thompson (1995). Trata-se de um estudo de caso, com natureza etnográfica, tendo como objetivo geral analisar como a construção da identidade cultural do professor de língua inglesa, em formação inicial, vem sendo construída dentro da universidade. Assim, os objetivos específicos são: explorar a constituição da identidade cultural do professor de línguas em formação inicial; identificar possibilidades de investigação que possam contribuir para refletir sobre a construção da identidade cultural do professor de LI. Os participantes da pesquisa são quatro professores em formação inicial no Curso de Letras Língua Inglesa e Literaturas de uma Universidade situada no Alto Sertão Baiano. Desse modo, com base nas análises das entrevistas dos sujeitos da pesquisa, os resultados encontrados mostraram que a construção da identidade cultural do professor de LI em formação inicial se dá por intermédio das características do mundo globalizado.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrado em LETRAS pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Educação/Estudos da Linguagem pela Southern Illinois University (EUA). Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Publicado
2019-08-25
Como Citar
SANTANA, Cremilton De Souza; LIMA, Diógenes Cândido de. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO INICIAL. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5156>. Acesso em: 16 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5156.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados