VIDAS QUE ESCREVEM: PROCESSOS E EXPERIÊNCIAS DE LETRAMENTO DE JOVENS POETAS PARTICIPANTES DO SLAM INTERESCOLAR

  • Cirlene Cristina de Sousa Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg)
  • Priscila Lima e Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg)
  • Andrea Lourdes Ribeiro Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg)

Resumo

Este artigo apresenta experiências com a linguagem de jovens poetas participantes do movimento literário cultural slam interescolar – um projeto educacional que envolveu a realização de oficinas de escrita criativa e competições de poesias faladas, entre estudantes da rede pública de ensino da cidade de Belo Horizonte –, percebendo como esses jovens utilizam e dão sentido a sua relação com a linguagem. O estudo enfocou campos de possibilidade entre a arte literária, os processos de letramento sociais e as culturas juvenis, sendo vinculado à Pesquisa de Mestrado desenvolvida na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) nos anos de 2017 e 2019. A análise revelou diferentes percursos linguageiros, nos quais notamos que os encontros e as dinâmicas socializadoras, em diversos espaços e instituições, foram trazendo distintas experiências e processos formativos de letramento. Esses processos permitiram aos jovens pesquisados, colocarem-se como autores de sua própria história ao ressignificarem os usos e significados da linguagem. Nesse cenário, notamos que os/as jovens narraram uma ampliação da relação com a linguagem por meio da arte, da escrita criativa e dos movimentos culturais.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

##submission.authorWithAffiliation##

Mestra em Educação e Formação Humana, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Nível IV Grau A da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

Publicado
2019-08-25
Como Citar
SOUSA, Cirlene Cristina de; SILVA, Priscila Lima e; RIBEIRO, Andrea Lourdes. VIDAS QUE ESCREVEM: PROCESSOS E EXPERIÊNCIAS DE LETRAMENTO DE JOVENS POETAS PARTICIPANTES DO SLAM INTERESCOLAR. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5158>. Acesso em: 18 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5158.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados