COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA

  • Josimayre Novelli Universidade Estadual de Maringá (Uem)

Resumo

Este estudo foi realizado com base nas experiências de alunas do curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa de universidades localizadas no estado do Paraná, entre 1998 e 2017, visando investigar a relevância do desenvolvimento de competências do agir docente e linguístico-discursivas relacionadas à prática docente em contextos educacionais diversos. Considerando as disciplinas e atividades acadêmicas ofertadas na graduação em Letras, as quais visam ao  desenvolvimento de tais competências, muitas vezes, de maneira dissociada (CASTRO, 2006) e com foco no aluno-professor, sendo visto  como aprendiz de professor e não aluno de uma língua estrangeira (LE) (JOHNSON e FREEMAN, 2001), foi conduzida uma pesquisa de natureza qualitaitva por meio da aplicação de um questionário de cunho dissertativo  com o intuito de discutir  o papel das competências na atuação profissional docente e como essa possível relação é vivenciada e interpretada por esses profissionais desde o início de seu processo de formação docente na graduação.  Deste modo, esse trabalho espera contribuir com as pesquisas em formação docente na área de Letras no que tange à construção de competências profissionais, sobretudo na formação docente inicial.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (Uel). Diretora do Núcleo de Educação a distância da Universidade Estadual de Maringá (Uem).

Publicado
2019-08-25
Como Citar
NOVELLI, Josimayre. COMPETÊNCIAS DE ALUNOS-PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM LÍNGUA INGLESA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5159>. Acesso em: 16 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5159.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados