LUAMANDA E SUAS “SETE FACES”: UM OLHAR SOBRE O CONTO “LUAMANDA” DE CONCEIÇÃO EVARISTO

  • Fernanda de Quadros Carvalho Mendonça Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Adriana Maria Abreu de Barbosa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

O conto Luamanda, que compõe o livro Olhos D’agua (2016), da escritora Conceição Evaristo, suscitou a reflexão sobre as representações das identidades femininas que permeiam a cultura patriarcal, dessa vez tendo como voz autoral uma escritora negra. Não está sendo fácil viver a pós-modernidade no Brasil, dessa maneira precisamos recorrer à literatura e à crítica literária em busca de um lenitivo. Se tomarmos a Literatura como um lócus de tecnologia de gênero (espaço no qual mulheres são criadas) e nos propusermos a fazer leituras feministas de textos literários, reconheceremos que há necessidade e urgência da apropriação pelas mulheres do feminismo e suas bandeiras. Isto é, este ensaio reconhece a importância do Feminismo como uma escola do pensamento que nos ensina um modo de ver o mundo.  Portanto, a nossa proposta de leitura vê na narrativa das experiências amorosas da protagonista Luamanda as “sete faces” de uma mesma mulher, mostrando, por meio das experiências vividas e revisitadas (escrevivências), a composição e a construção de uma mulheridade.  Objetivamos, assim, com este ensaio, à luz da crítica feminista, desvendar quantas mulheres há em Luamanda.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutora em Letras pela Universidade Federal de  Pernambuco (UFPE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGCel) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Publicado
2019-08-25
Como Citar
MENDONÇA, Fernanda de Quadros Carvalho; BARBOSA, Adriana Maria Abreu de. LUAMANDA E SUAS “SETE FACES”: UM OLHAR SOBRE O CONTO “LUAMANDA” DE CONCEIÇÃO EVARISTO. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5389>. Acesso em: 16 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5389.