LETRAMENTO LITERÁRIO NO CONJUNTO PENAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA: UM ESPAÇO DE (TRANS)FORMAÇÃO

  • Edilson de Almeida Resende Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Lucas Santos Campos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

A educação é um direito reconhecido constitucionalmente, e nos contextos prisionais foram implementadas políticas afirmativas que oportunizam a leitura como um mecanismo legal de redução de pena. O projeto “Remição da Pena pela Leitura” vem sendo desenvolvido no Conjunto Penal de Vitória da Conquista e tem como objetivo fomentar a prática de leitura como suporte para promoção do letramento social, desdobrando-se em práticas discursivas e enunciatórias, para que possam contribuir com visões críticas, criativas e libertárias de convívio no meio social. O referencial teórico baseia-se em legislações da EJA e nas concepções de Ângela Kleiman, Brian Street e Michel Foucault e a utilização da sequência didática expandida, na concepção de Rildo Cosson. Para a realização dessa pesquisa, utilizaremos uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, quanto ao processo de investigação do fenômeno em apreço, faremos uso das concepções de linguística aplicada a partir de uma abordagem participante. Espera-se com a pesquisa que a prática literária desenvolvida através do projeto de Remição da Pena pela Leitura possa colaborar com os apenados no processo de letramento cultural e social, bem como, possibilitar para esses internos, novas conquistas no mercado de trabalho e o sentimento de pertencimento nos grupos sociais aos quais estão inseridos.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professor titular B da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Publicado
2019-08-25
Como Citar
DE ALMEIDA RESENDE, Edilson; CAMPOS, Lucas Santos. LETRAMENTO LITERÁRIO NO CONJUNTO PENAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA: UM ESPAÇO DE (TRANS)FORMAÇÃO. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5394>. Acesso em: 11 nov. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5394.