ANÁLISE DO USO DA PONTUAÇÃO EM PRODUÇÕES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Tatiane Cristina Becher Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Sanimar Busse UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5420

Palavras-chave:

Pontuação, Escrita, Produções textuais, Ensino, Língua Portuguesa

Resumo

Considerando as reflexões sobre o funcionamento de mecanismos linguísticos que estabelecem o sentido no processo interlocutivo, preza-se pela pesquisa voltada ao ensino de habilidades específicas da Língua Portuguesa, como a escrita. No presente artigo, apresenta-se a análise do uso da pontuação em produções textuais escritas por alunos do Ensino Médio, na intenção de responder à pergunta: como os alunos tendem a pontuar seus textos a partir de encaminhamentos de produção textual? Os resultados compreendem um recorte da pesquisa realizada para a dissertação de mestrado, que partiu de uma diagnose inicial entre alunos do Ensino Médio. O aporte teórico baseia-se em autores como Halliday e Hasan (1976), Corrêa (1994), Dahlet (1995, 2006), Chacon (1996), Cunha e Cintra (2001), Bronckart (2003), Rajagopalan (2003), Marcuschi (2008), Koch (2010), Cunha e Saleh (2013), dentre outros. Os dados indicam que os alunos, em geral, tendem a não pontuar seus textos, o que se conjectura justificar-se pela não compreensão dos variados aspectos que envolvem o papel da pontuação, tanto em seu aspecto sintático-semântico quanto rítmico-prosódico e coesivo. Ressalta-se que pesquisas sobre os conhecimentos dos alunos da função e do uso dos mecanismos linguísticos, em especial os sinais de pontuação, levando em consideração as dificuldades que os participantes deste estudo demonstraram, colocam-se como imprescindíveis para que se possa buscar estratégias mais eficientes para o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Cristina Becher, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Bolsista CNPq.

Sanimar Busse, UNIOESTE

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (Uel). Professora efetiva (dedicação integral) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Downloads

Publicado

2019-08-25

Como Citar

Becher, T. C., & Busse, S. (2019). ANÁLISE DO USO DA PONTUAÇÃO EM PRODUÇÕES DO ENSINO MÉDIO. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5420