ANÁLISE DO USO DA PONTUAÇÃO EM PRODUÇÕES DO ENSINO MÉDIO

  • Tatiane Cristina Becher Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Sanimar Busse UNIOESTE

Resumo

Considerando as reflexões sobre o funcionamento de mecanismos linguísticos que estabelecem o sentido no processo interlocutivo, preza-se pela pesquisa voltada ao ensino de habilidades específicas da Língua Portuguesa, como a escrita. No presente artigo, apresenta-se a análise do uso da pontuação em produções textuais escritas por alunos do Ensino Médio, na intenção de responder à pergunta: como os alunos tendem a pontuar seus textos a partir de encaminhamentos de produção textual? Os resultados compreendem um recorte da pesquisa realizada para a dissertação de mestrado, que partiu de uma diagnose inicial entre alunos do Ensino Médio. O aporte teórico baseia-se em autores como Halliday e Hasan (1976), Corrêa (1994), Dahlet (1995, 2006), Chacon (1996), Cunha e Cintra (2001), Bronckart (2003), Rajagopalan (2003), Marcuschi (2008), Koch (2010), Cunha e Saleh (2013), dentre outros. Os dados indicam que os alunos, em geral, tendem a não pontuar seus textos, o que se conjectura justificar-se pela não compreensão dos variados aspectos que envolvem o papel da pontuação, tanto em seu aspecto sintático-semântico quanto rítmico-prosódico e coesivo. Ressalta-se que pesquisas sobre os conhecimentos dos alunos da função e do uso dos mecanismos linguísticos, em especial os sinais de pontuação, levando em consideração as dificuldades que os participantes deste estudo demonstraram, colocam-se como imprescindíveis para que se possa buscar estratégias mais eficientes para o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Bolsista CNPq.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (Uel). Professora efetiva (dedicação integral) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Publicado
2019-08-25
Como Citar
BECHER, Tatiane Cristina; BUSSE, Sanimar. ANÁLISE DO USO DA PONTUAÇÃO EM PRODUÇÕES DO ENSINO MÉDIO. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5420>. Acesso em: 16 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5420.