PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA CULTURA DIGITAL

  • Antônia Dilamar Araújo Universidade Estadual do Ceará (Uece)
  • Aline Luna Saboia Universidade Estadual do Ceará (Uece)
  • Maria Aurea Albuquerque Sousa Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Resumo

Este estudo investiga práticas de leitura e escrita, no âmbito da cultura digital, realizadas por alunos de uma escola pública no Pará. A pesquisa surgiu em um contexto em que se coíbe o uso dos smartphones na escola. Para esta pesquisa - exploratória e qualitativa - foi aplicado, nas turmas de 9º ano, um questionário de questões fechadas e semiabertas. Partimos do pressuposto de que se faz necessário refletir sobre possibilidades de ação, relacionando as práticas didático-pedagógicas às práticas sociais e discursivas no meio digital em que os discentes estão imersos. Verificamos a incidência de diferentes práticas discursivas próprias da cultura digital, leitura de gêneros emergentes e a ubiquidade, porém autoria restrita. Concluímos que são necessárias ações formadoras com os professores para que possam ressignificar suas ações e ampliar o nível de criticidade dos alunos quando leem e escrevem no ambiente digital, integrando tais práticas no processo de ensino e aprendizagem.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professora Titular da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).  Realizou estágio de Pós-doutoramento na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB).  Vice-coordenadora do grupo de pesquisa Leitura e escrita: do verbal ao Visual (Lev), cadastrado no diretório do CNPq.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Participa do grupo de estudos e pesquisa Linguagem, Formação e Trabalho (Lift) da Uece.  

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre e Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Publicado
2020-01-27
Como Citar
ARAÚJO, Antônia Dilamar; SABOIA, Aline Luna; ALBUQUERQUE SOUSA, Maria Aurea. PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA CULTURA DIGITAL. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2020. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5456>. Acesso em: 21 fev. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5456.