EXPERIÊNCIAS COM A TECNOLOGIA DIGITAL TRANSFORMANDO AS PERSPECTIVAS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO: UM ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO DOCENTE

  • Patricia Vasconcelos Almeida Universidade Federal de Lavras (Ufla)

Resumo

RESUMO: O artigo tem como objetivo apresentar a relação teórico prática estabelecida por futuros professores de línguas, de uma Universidade Federal no Sul de Minas Gerais, quando na posição de prepararem e executarem atividades práticas com o uso das tecnologias digitais. Embasada nos preceitos teóricos de Computer Assisted Language Learning - CALL (Stockwell 2012), juntamente aos de Formação de Professores de Línguas (Coscarelli e Kersch, 2016) esta pesquisa de cunho qualitativo teve como instrumentos de coleta de dados, relatos de experiências de aprendizagem de línguas utilizando os recursos digitais; a elaboração e ministração de uma atividade de aprendizagem de línguas e projetos de intervenção elaborados como trabalho final de uma disciplina da graduação. As análises dos três momentos de experiência com o uso da tecnologia digital mostraram a importância de vivenciar essa experiência ainda como aprendiz, para então considerá-la como um recurso didático viável para a aprendizagem de línguas dentro dos contextos escolares. Os professores pré-serviço também pontuaram os benefícios dessa experiência para sua futura prática docente.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006), com um período na Inglaterra na Universidade de Bath. Pós Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Atua no programa de pós-graduação da Educação (mestrado profissional) e da pós-graduação Letras (mestrado acadêmico).

Publicado
2020-01-27
Como Citar
ALMEIDA, Patricia Vasconcelos. EXPERIÊNCIAS COM A TECNOLOGIA DIGITAL TRANSFORMANDO AS PERSPECTIVAS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO: UM ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO DOCENTE. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2020. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5516>. Acesso em: 07 abr. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5516.