PROBLEMATIZANDO A PESQUISA LINGUÍSTICA SOBRE ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL POR MEIO DE GÊNEROS

  • Luiz Eduardo Mendes Batista Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Maura Alves Freitas Rocha Universidade Federal de Uberlândia (Ufu)

Resumo

Este artigo objetiva analisar as principais escolhas teórico-metodológicas efetuadas por estudiosos da linguística brasileira, especialmente por aqueles interessados por um ensino de produção textual oral e escrita que elege os gêneros discursivos como objeto central. Para isso, coletamos e analisados todos os artigos sobre esse tema publicados nos anais do Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (SIELP) em suas edições brasileiras. Observamos que, embora haja esforços no sentido de se reconhecer a ideia de gêneros discursivos na esfera escolar como efetivo objeto de inserção do aluno em práticas sociais em atendimento às demandas contemporâneas, há muitas confusões e problemas relativos principalmente às escolhas metodológicas efetuadas.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (Ufu). Membro do Centro de Pesquisa em Ensino de Língua Portuguesa da mesma Universidade (CEPELP/Ufu).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (Ufu). Coordenadora do Centro de Pesquisas de Ensino de Língua Portuguesa (CEPELP/Ufu).

Publicado
2020-01-27
Como Citar
MENDES BATISTA, Luiz Eduardo; FREITAS ROCHA, Maura Alves. PROBLEMATIZANDO A PESQUISA LINGUÍSTICA SOBRE ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL POR MEIO DE GÊNEROS. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2020. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5522>. Acesso em: 21 fev. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5522.