GÊNEROS DISCURSIVOS PUBLICITÁRIOS E VERBIVOCOVISUALIDADE

SINALIZAÇÕES PARA A LEITURA DE TEXTOS NÃO-VERBAIS

  • Natália Rodrigues Silva do Nascimento Universidade Federal de Lavras (Ufla)
  • Leonardo de Oliveira Universidade Federal de Lavras (Ufla)
  • Marco Antonio Villarta-Neder Universidade Federal de Lavras (Ufla)

Resumo

O objetivo precípuo do presente artigo é analisar a constituição dos signos verbivocovisuais que compõem duas peças publicitárias em diálogo: a peça denominada Onslaught, promovida pela Dove, e a peça denominada Dove Onslaught(er), produzida pela ONG Greenpeace. Nesse sentido, mediante a utilização de um arcabouço teórico formado, principalmente, pelas discussões dos estudiosos do Círculo de Bakhtin acerca dos conceitos de gêneros do discurso, de dialogismo e de enunciado, pretende-se refletir sobre as possibilidades de produção de sentidos por meio da análise do diálogo entre os signos verbivocovisuais que compõem as peças publicitárias e discorrer acerca da contribuição de tal análise para a leitura de textos não-verbais.

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Biografias do Autor

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Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Bolsista do Programa de Apoio à Pós-graduação, da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

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Mestrando em Letras pela Universidade Federal de Lavras (Ufla).

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Professor Associado da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Publicado
2020-01-28
Como Citar
NASCIMENTO, Natália Rodrigues Silva do; OLIVEIRA, Leonardo de; VILLARTA-NEDER, Marco Antonio. GÊNEROS DISCURSIVOS PUBLICITÁRIOS E VERBIVOCOVISUALIDADE. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2020. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5523>. Acesso em: 06 jun. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5523.