A IMPORTÂNCIA DO ENSINO SISTEMÁTICO E REFLEXIVO DA ORTOGRAFIA: REGULARIDADES MORFOSSINTÁTICAS

  • Cláudia Gonçalves Magalhães Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Liliane Pereira Barbosa Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

Esta pesquisa investigou os “erros” ortográficos decorrentes da não observância das regularidades morfossintáticas, na escrita ortográfica dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública, no município de Coração de Jesus (MG). Considerando a hipótese de que um ensino sistemático e reflexivo da ortografia da Língua Portuguesa contribui significativamente para minimizar/sanar os “erros” ortográficos de natureza morfossintática, objetivou-se avaliar as contribuições desse tipo de ensino, através de intervenção didático-pedagógica com jogos digitais e atividades gamificadas. Buscou explorar conhecimentos teóricos e metodológicos pautados no ensino da ortografia da Língua Portuguesa. Por se tratar de uma pesquisa quanti-qualitativo, os dados linguísticos (“erros ortográficos”) foram colhidos a partir de uma atividade diagnóstica e de uma atividade pós-intervenção. Os “erros” ortográficos identificados foram categorizados e subcategorizados conforme postula Silva, Morais e Melo (2007) e Morais (2000). Avaliou-se a frequência com que esses “erros” ocorreram nas produções textuais dos alunos. Os resultados obtidos na fase pós-intervenção, de um modo geral, evidenciaram redução dos “erros” ortográficos de natureza morfossintática nas produções de texto escrito dos alunos. Sendo assim, este trabalho justifica-se, uma vez que, contribuiu de maneira eficiente e significativa nos processos de ensino e de aprendizagem da ortográfica da Língua Portuguesa.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, linguística, variação linguística, linguagem e ensino fundamental.

Publicado
2020-01-27
Como Citar
GONÇALVES MAGALHÃES, Cláudia; BARBOSA, Liliane Pereira. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO SISTEMÁTICO E REFLEXIVO DA ORTOGRAFIA: REGULARIDADES MORFOSSINTÁTICAS. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2020. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5524>. Acesso em: 31 mar. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5524.