O ENSINO DO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OS EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCRITA DE JOVENS E ADULTOS

  • Monick Munay Dantas da Silveira Pinto Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Samuel de Carvalho Lima Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem do gênero discursivo relatório de aula prática no contexto da Educação Profissional. Dialoga-se com a perspectiva dos projetos de letramento para realizar o ensino de gêneros discursivos na perspectiva do currículo da Educação de Jovens e Adultos através da intervenção pedagógica. A intervenção é concretizada por meio de uma proposta de ensino de língua portuguesa com 20h de atividades de leitura, análise e produção do gênero técnico-científico relatório de aula prática de modo a auxiliar na formação dos alunos no contexto da Educação Profissional. Com a mediação da professora-pesquisadora, a leitura e a análise de relatórios levaram os alunos a identificarem a relativa estabilidade do gênero em função de sua estrutura composicional. Partindo do modelo emergente da mediação pedagógica em sala de aula, foram realizadas 2 atividades de escrita de relatórios de aulas práticas vivenciadas pelos alunos durante o semestre da intervenção. A análise dos dados revelou que os alunos conseguem atender satisfatoriamente a escrita do relatório visando o cumprimento de sua estrutura composicional quando lhes é dada a oportunidade de construir esse conhecimento e torná-lo significativo a partir da mediação pedagógica, e não apenas seguir modelos que são levados à sala de aula já previamente elaborados. Conclui-se que o gênero relatório de aula prática deve constituir-se objeto de ensino-aprendizagem consciente e informado na Educação Profissional, pois é bastante utilizado pelos professores das disciplinas técnicas, bem como oportuniza o desenvolvimento dos letramentos que garantem participação reflexiva na sociedade onde atuam.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professora de Língua Portuguesa e respectivas literaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Canguaretama. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), polo IFRN - Campus Mossoró.

##submission.authorWithAffiliation##

Pós-doutor em Ciências da Educação, na especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras, pela Universidade do Minho (2018). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró (IFRN). É um dos líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino-Aprendizagem de Línguas (GEL/IFRN). 

Publicado
2020-01-27
Como Citar
PINTO, Monick Munay Dantas da Silveira; LIMA, Samuel de Carvalho. O ENSINO DO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OS EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCRITA DE JOVENS E ADULTOS. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2020. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5528>. Acesso em: 06 jun. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5528.