O ENSINO DO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OS EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCRITA DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Monick Munay Dantas da Silveira Pinto Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Samuel de Carvalho Lima Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5528

Palavras-chave:

Relatório de aula prática, Educação Profissional, Intervenção Pedagógica

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem do gênero discursivo relatório de aula prática no contexto da Educação Profissional. Dialoga-se com a perspectiva dos projetos de letramento para realizar o ensino de gêneros discursivos na perspectiva do currículo da Educação de Jovens e Adultos através da intervenção pedagógica. A intervenção é concretizada por meio de uma proposta de ensino de língua portuguesa com 20h de atividades de leitura, análise e produção do gênero técnico-científico relatório de aula prática de modo a auxiliar na formação dos alunos no contexto da Educação Profissional. Com a mediação da professora-pesquisadora, a leitura e a análise de relatórios levaram os alunos a identificarem a relativa estabilidade do gênero em função de sua estrutura composicional. Partindo do modelo emergente da mediação pedagógica em sala de aula, foram realizadas 2 atividades de escrita de relatórios de aulas práticas vivenciadas pelos alunos durante o semestre da intervenção. A análise dos dados revelou que os alunos conseguem atender satisfatoriamente a escrita do relatório visando o cumprimento de sua estrutura composicional quando lhes é dada a oportunidade de construir esse conhecimento e torná-lo significativo a partir da mediação pedagógica, e não apenas seguir modelos que são levados à sala de aula já previamente elaborados. Conclui-se que o gênero relatório de aula prática deve constituir-se objeto de ensino-aprendizagem consciente e informado na Educação Profissional, pois é bastante utilizado pelos professores das disciplinas técnicas, bem como oportuniza o desenvolvimento dos letramentos que garantem participação reflexiva na sociedade onde atuam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monick Munay Dantas da Silveira Pinto, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Professora de Língua Portuguesa e respectivas literaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Canguaretama. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), polo IFRN - Campus Mossoró.

Samuel de Carvalho Lima, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Pós-doutor em Ciências da Educação, na especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras, pela Universidade do Minho (2018). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró (IFRN). É um dos líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino-Aprendizagem de Línguas (GEL/IFRN). 

Downloads

Publicado

2020-01-27

Como Citar

Pinto, M. M. D. da S., & Lima, S. de C. (2020). O ENSINO DO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OS EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCRITA DE JOVENS E ADULTOS. fólio - Revista De Letras, 11(2). https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5528