O DISCURSO TELEVISIVO ACERCA DE NEYMAR JÚNIOR E O FUTEBOL BRASILEIRO

  • Nayla Pereira dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Cleide Lima Chaves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

O presente artigo busca compreender o discurso contido em uma reportagem sobre o jogador da seleção brasileira, Neymar Júnior e de que forma ele está evidenciado na construção narrativa. Discute-se como a identidade nacional é construída e como o futebol tem sido elemento fundamental na construção da identidade nacional brasileira. Por fim, analisa-se, a luz da teoria de análise do discurso proposta por Charaudeau (2008), a reportagem sobre o atacante, exibida no Jornal Nacional da Rede Globo de televisão. A reportagem faz parte de uma série intitulada “Perfis”, transmitida em agosto de 2018, que buscava apresentar os jogadores da seleção brasileira que disputaram a Copa do Mundo de 2018 na Rússia. O objetivo é desvelar as estratégias utilizadas pelo autor no texto na construção de um discurso acerca do atacante. Conclui-se que o discurso construído na reportagem relaciona a imagem do jogador à de um herói nacional.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda  em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

##submission.authorWithAffiliation##

professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicado
2020-01-28
Como Citar
SANTOS, Nayla Pereira dos; CHAVES, Cleide Lima. O DISCURSO TELEVISIVO ACERCA DE NEYMAR JÚNIOR E O FUTEBOL BRASILEIRO. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2020. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5539>. Acesso em: 04 jul. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5539.