O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA ALTERIDADE DOCENTE: A QUESTÃO DA LINGUAGEM E OS MEIOS DIGITAIS

Resumo

Este estudo versa sobre a linguagem utilizada na formação humana em processos educativos, tem por  objetivo  refletir sobre a relação entre linguagem e formação humana em meios digitais, a partir de como as relações intersubjetivas podem apresentar dois aspectos: se forem de alteridade, por meio da linguagem, podem afetar o outro em sua singularidade e fazê-lo sentir-se acolhido e reconhecido, ou em segundo aspecto, o outro ao perceber-se tolerado e assim excluído, sentir-se negado. A discussão é orientada pela análise de conteúdo em pesquisa exploratória bibliográfica à luz do pensamento teórico dos autores Nadja Hermann, Mikhail Bakhtin, Ricardo Hack, principalmente. Em diálogo com esses autores, foram realizados levantamentos dos conceitos, oriundos e circulantes pela Educação a distância – EaD. Ao final deste estudo, foi averiguado a maneira como uma perspectiva dialógica pode contribuir com o contexto EaD, principalmente no que se refere à linguagem no desenvolvimento formativo humano.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Educação (Unoesc). Especialista em Linguagens e Educação a Distância (Ufsc). Professora da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Professora da Ufsc. Pesquisadora convidada na Universidade de Montréal (UDEM).

Publicado
2020-01-29
Como Citar
KOSVOSKI, Deysi Maia Clair; SILVA, Sara Farias da. O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA ALTERIDADE DOCENTE: A QUESTÃO DA LINGUAGEM E OS MEIOS DIGITAIS. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2020. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5541>. Acesso em: 04 jul. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5541.