A TROCA DE CARTÕES-POSTAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE LEITURA E ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA

  • Simone Tiemi Hashiguti Universidade Federal de Uberlândia (Ufu)
  • Fabiane Lemes Universidade Federal de Uberlândia (Ufu)
  • Rogério de Castro Ângelo Universidade Federal de Uberlândia (Ufu)

Resumo

No contexto do ensino regular, as aulas de Língua Inglesa voltam-se, não raro, principalmente para o trabalho com as habilidades de leitura e escrita, conforme promulgado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Contudo, a maior dificuldade enfrentada pelos professores é a de como motivar os alunos a engajarem-se efetivamente a participar de atividades de leitura e de escrita numa língua que não é aquela de suas interações cotidianas. Tal obstáculo advém principalmente de métodos de ensino que tomam a língua somente como objeto de gramática ou somente como instrumento de comunicação em situações artificiais, e que não a relacionam com práticas sociais que sejam ou se tornem significativas nos diferentes grupos e contextos de ensino. Neste trabalho, fazemos um relato de experiência de aplicação de uma sequência didática que visou à prática de escrita e leitura com cartões-postais. Baseando-nos no conceito bakhtiniano de gêneros textuais e em orientações epistemológicas do campo de estudos dos letramentos críticos, utilizamos o site Postcrossing para propor a estudantes de inglês como língua estrangeira (uma turma de nível básico e uma de intermediário) de um centro de idiomas, oferecido em um Instituto Federal, a lerem e escreverem cartões-postais para pessoas de diferentes países. Nosso objetivo foi averiguar se a atividade se constituiria como significativa para seus processos de aprendizagem de forma que houvesse engajamento, aprendizagem e posicionamento crítico de leitura.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professora Associada do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Ufu). Doutora e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (Ufu). Mestre em Estudos Linguísticos pela Ufu.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (Ufu).

Publicado
2020-01-27
Como Citar
HASHIGUTI, Simone Tiemi; LEMES, Fabiane; ÂNGELO, Rogério de Castro. A TROCA DE CARTÕES-POSTAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE LEITURA E ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2020. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5547>. Acesso em: 21 fev. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5547.