LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: CONSTRUINDO SENTIDO NA EJA

  • Ramísio Vieira de Souza Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Janielly Santos de Vasconcelos Viana Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Maria de Fátima Almeida Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

RESUMO:


 


Este artigo apresenta os resultados da leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos- EJA pautadas na perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin e o Círculo. Nesse âmbito, compreendemos a concepção de gênero do discurso como indispensável ao ato de ler e escrever na escola, por constituir práticas reais do uso da linguagem nos campos de atividades humanas. Propomo-nos a discutir os resultados do projeto de leitura e escrita nessa perspectiva, como também refletir sobre as experiências positivas, o uso da rede social e as dificuldades encontradas na execução das atividades pedagógicas propostas. O corpus é formado por duas produções textuais exportados do gênero whatsapp e duas imagens das aulas de uma turma do Ciclo IV da EJA. De posse dessas informações, selecionamos, analisamos e interpretamos as informações. Embasamos- nos principalmente em Bakhtin e o Círculo (2015); Base Nacional Comum Curricular- BNCC (2018); Almeida (2013); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (2000). Afirmamos que a leitura é resultado de um contrato que ocorre entre os participantes desse processo de construção de sentido na sala de aula.


 


 

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando e mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda e mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora associada I do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Programa de Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado
2020-01-27
Como Citar
DE SOUZA, Ramísio Vieira; DE VASCONCELOS VIANA, Janielly Santos; ALMEIDA, Maria de Fátima. LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: CONSTRUINDO SENTIDO NA EJA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2020. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5549>. Acesso em: 21 fev. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5549.