CORTÉS OU BERNAL DÍAZ? O MISTÉRIO SOBRE O VERDADEIRO AUTOR DE “HISTORIA VERDADERA DE LA CONQUISTA DE NUEVA ESPAÑA”

  • Dóris Helena Soares da Silva Giacomolli Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Resumo

Existe um texto de representações impressionantes ao estilo de epopeia e nele está um acionador para conhecer e por que não dizer, compreender o que foi a conquista do México. Christian Duverger (2014) dedicou-se a estudar a autoria de História Verdadera de La conquista de la Nueva España, de Bernal Díaz Del Castillo. Esse exame crítico das figuras de Hernán Cortés e Bernal Díaz del Castillo vem  auxiliar no exame das versões históricas que incidem não apenas nas batalhas da conquista como, igualmente, em seus personagens. Em Cortés e seu duplo-pesquisa sobre uma mistificação, Duverger questiona a autoria de uma das principais fontes de pesquisa sobre o período, o livro de Bernal Díaz Del Castillo.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em História da Literatura pela FURG. Mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Publicado
2020-01-28
Como Citar
GIACOMOLLI, Dóris Helena Soares da Silva. CORTÉS OU BERNAL DÍAZ? O MISTÉRIO SOBRE O VERDADEIRO AUTOR DE “HISTORIA VERDADERA DE LA CONQUISTA DE NUEVA ESPAÑA”. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2020. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5554>. Acesso em: 21 fev. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5554.