TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E O ENSINO DE ESPANHOL: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO

  • Wagner Barros Teixeira Universidade Federal do Amazonas (Ufam)
  • Santiago Javier Galan Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

Resumo

O presente artigo apresenta pesquisa sobre a abordagem destinada às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) em livro didático para o ensino de Espanhol aprovado no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Trata-se de um recorte de investigação de Mestrado desenvolvida no Amazonas, baseada em pesquisa bibliográfica e documental, que tem como corpora o livro didático e o Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação para o PNLD 2018. Os principais teóricos que embasam a pesquisa e este artigo são AUTOR (2010, 2018), Moran, Masseto e Behrens (2012) e Guimarães e Freitas (2018). Os resultados preliminares apontam que o Edital PNLD 2018 apresenta critérios que podem ser efetivados por meio das TIC, apesar de não mencionarem explicitamente o uso desses recursos tecnológicos e, além disso, pouca variedade nas propostas didático-pedagógicas no livro didático investigado, com predominância para TIC que amparam atividades de compreensão auditiva. Constatamos, também, uma preocupante perspectiva sobre a manutenção do componente de Língua Espanhola no âmbito do PNLD.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Letras da Faculdade de Letras da UFAM. Professor do Colégio Militar de Manaus.

Publicado
2020-01-28
Como Citar
TEIXEIRA, Wagner Barros; GALAN, Santiago Javier. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E O ENSINO DE ESPANHOL: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2020. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5567>. Acesso em: 04 jul. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5567.