A PROBLEMÁTICA DE ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA

  • Luzonzo Filipe Universidade Agostinho Neto (Angola); Universidade Nova de Lisboa (Portugal)

Resumo

Este artigo faz uma abordagem sobre a problemática de escrita, com maior incidência aos erros ortográficos e à produção textual dos estudantes da Faculdade de Ciências Sociais de Luanda - Angola. O trabalho tem por objetivo geral elevar o nível de competência escrita dos discentes. Especificamente, pretendemos identificar e classificar os erros registados nos textos e analisar alguns aspetos relacionados com a produção textual, particularmente, a coerência e coesão. Em seguida, pesquisarmos sobre as causas dos problemas apresentados e, finalmente, propormos os instrumentos didáticos que possam ser utilizados na busca de soluções adequadas. A existência em Angola da coabitação de várias línguas, nomeadamente, a Língua Portuguesa e as línguas nacionais (kikongo, Kimbundu, umbundu, etc.), levou-nos a determinar primeiro a situação sociolinguística de cada um dos aprendentes antes de implementarmos o projeto. Os dados foram recolhidos através de um inquérito (individual) e de produção de texto. Feita a análise, constatámos que os erros mais frequentes foram os de omissão de acentos, os de confusão nas consoantes e os de confusão nas vogais. Para a conceção das propostas didáticas, remetemo-nos ao quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo, na sua vertente de ensino de escrita através de género de texto. Para o presente trabalho, utilizámos o género resumo escolar.   

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professor Assistente no Departamento de Línguas e Literaturas em Língua Francesa, na Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto (Angola) e investigador no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Mestre em Ensino da Língua Portuguesa e Doutorando em Linguística e Ensino de Língua. Desenvolve investigação no domínio do Ensino das Línguas Materna e Estrangeira pela Universidade Nova de Lisboa.

Publicado
2020-01-27
Como Citar
FILIPE, Luzonzo. A PROBLEMÁTICA DE ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2020. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5571>. Acesso em: 27 fev. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5571.