A SEGUNDA ESPOSA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE "ENCARNAÇÃO", "A SUCESSORA" E "REBECA"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5574

Palavras-chave:

Intertextualidade; Literatura comparada, Personagem; Romances de segunda esposa.

Resumo

O propósito deste artigo é estabelecer comparações entre os romances Encarnação, de José de Alencar, A Sucessora, de Carolina Nabuco e Rebecca, de Daphne du Maurier, ressaltando pontos de convergência e de divergência entre eles. Como suporte teórico, valer-nos-emos dos textos críticos de Muzart (2002), Brandão (2006), Perrone-Moisés (1990), Klee (2008), Todorov (1992), dentre outros. Em síntese, foi possível constatar que os três livros mantêm um diálogo intertextual não só pela retomada da mesma temática, mas também pela semelhança de elementos estruturais da construção das narrativas tais como personagens, espaços e foco narrativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Marcelino da Silva, Universidade de Marília (Unimar)

Mestre em Letras pela Universidade de Marília (Unimar).

Altamir Botoso, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems)

Doutor em pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Assis. Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems).

Downloads

Publicado

2020-01-28

Como Citar

Marcelino da Silva, M. de L., & Botoso, A. (2020). A SEGUNDA ESPOSA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE "ENCARNAÇÃO", "A SUCESSORA" E "REBECA". fólio - Revista De Letras, 11(2). https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5574