SOBRE A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PRECONCEITOS EM REPRESENTAÇÕES NO GÊNERO REPORTAGEM

  • Nadia Dolores Fernandes Biavati Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)
  • Dulcineia Silva Jerônimo Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma análise, destacando algumas repercussões possíveis da reportagem intitulada “Vamos combater o preconceito?” publicada na Edição 318 da revista Nova Escola. Cumprimos nosso intento à luz da Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978, 1981, 1984, 1988, 2003) e da Linguística Aplicada enquanto ciência social de estudos da linguagem, especialmente tratando o caráter interdisciplinar das reflexões de Moita Lopes (2006). Os objetivos são a identificação das representações sociais que perpassam os discursos dos entrevistados representados, bem como a análise dos discursos das classes hegemônicas presentes na reportagem. Desse modo, os procedimentos metodológicos utilizados constituem-se na identificação e na análise dos sujeitos em seus papéis sociais e dos discursos enunciados por eles a partir do gênero textual reportagem. Enfim, os papéis sociais indiciam modos de representar a realidade no gênero reportagem, fortalecendo e naturalizando, por vezes,  percepções sobre a escola e os sujeitos que são objetos de preconceito.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professora adjunta da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), atuando no Programa de Mestrado em Letras: Teoria Literária e Crítica da Cultura. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Letras - Teoria Literária e Crítica da Culturapela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).

Publicado
2020-01-28
Como Citar
BIAVATI, Nadia Dolores Fernandes; JERÔNIMO, Dulcineia Silva. SOBRE A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PRECONCEITOS EM REPRESENTAÇÕES NO GÊNERO REPORTAGEM. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2020. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5579>. Acesso em: 21 fev. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5579.