MULTILETRAMENTOS NA PRODUÇÃO DO GÊNERO DISCURSIVO MARCADOR DE PÁGINA

  • Marcelo de Castro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Este estudo, fundamentado nas teorias a respeito dos multiletramentos e dos gêneros discursivos, objetivou caracterizar e analisar como uma docente de Língua Portuguesa explorou a escrita do gênero discursivo multimodal marcador de página, em um evento de letramento, com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Com isso se intencionou problematizar possibilidades e desafios que emergem de práticas dessa natureza em prol dos multiletramentos. Do ponto de vista metodológico, a investigação ocorreu por meio da observação participante da prática de uma professora em três turmas de 8º ano, em uma escola pública de Ouro Preto (Minas Gerais). A partir disso, foi perceptível depreender possibilidades didáticas e discursivas, por exemplo, referentes à valorização das múltiplas linguagens em uma prática social de produção de um gênero discursivo composto por um projeto gráfico-visual. Além disso, foi possível discutir entraves inerentes às práticas multiletradas no ensino de Língua Portuguesa, como a escolarização de um gênero discursivo, o que implica mudanças de tecnologias e de recursos usados em processos de escrita.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).  Docente da disciplina Oficina de Língua Portuguesa: texto e discurso, na Faculdade de Letras da UFMG.

Publicado
2020-01-27
Como Citar
CASTRO, Marcelo de. MULTILETRAMENTOS NA PRODUÇÃO DO GÊNERO DISCURSIVO MARCADOR DE PÁGINA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 2, jan. 2020. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5954>. Acesso em: 08 ago. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5954.