APORTES TEÓRICO-PEDAGÓGICOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Fabrício da Silva Amorim Instituto Federal da Bahia (Ifba)

Resumo

Este trabalho operacionaliza aportes teóricos advindos dos estudos linguísticos como contributos para o ensino de Língua Portuguesa. O objetivo geral é descrever uma proposta pedagógica por meio da qual o estudo da língua, em sala de aula, seja “funcional”. Assim, apresentam-se diretrizes para a concepção/construção de um roteiro de ensino de Português sob a perspectiva funcional da linguagem, considerando os diferentes eixos que compõem esse ensino na Educação Básica, a saber: “leitura e produção textual”, “literatura” e “análise linguística”.

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Biografia do Autor

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Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).   Professor do Instituto Federal da Bahia (Ifba). Realizou, pelo PDSE/CAPES, estágio de pesquisa na Université Catholique de Louvain (Bélgica). 

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Publicado
2020-07-02
Como Citar
AMORIM, Fabrício da Silva. APORTES TEÓRICO-PEDAGÓGICOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 12, n. 1, jul. 2020. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6412>. Acesso em: 10 ago. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6412.