CULTURA ESCRITA E ESCOLARIZAÇÃO: ATUAÇÃO DOCENTE NA AMPLIAÇÃO DOS USOS SOCIAIS DA ESCRITA POR ESTUDANTES ORIUNDOS DE UM PROGRAMA DE CORREÇÃO DE FLUXO

Autores

  • Priscila de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6560

Palavras-chave:

Atuação docente; Correção de fluxo; Letramento; Projeto de letramento

Resumo

O tema deste estudo é atuação docente na ampliação dos usos sociais da escrita por alunos oriundos de um programa de correção de fluxo. Tem como fundamentação teórica os Estudos do Letramento e é movido pelo objetivo de descrever analiticamente um processo de ensino escolar desenvolvido a partir de um projeto de letramento. Busca apresentar formas de empreender um processo escolar que promova participação em eventos de letramento, ampliação das práticas de letramento e imersão na cultura escrita. As compreensões provenientes desta pesquisa repercutiram no desenvolvimento de ações movidas pelo compromisso de contribuir para o processo de imersão dos alunos na cultura escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc)

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística também pela Ufsc.

Referências

1. BARTON, David. Literacy: an introduction to the ecology of written language. Oxford: Blackweell, 2010 [1994].
2. HAMILTON, Mary. Expanding the new literacy studies: using photographs to explore literacy as social practice. In: BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC, R. (Orgs.). Situated literacies. London: Routledge, 2000.
3. KLEIMAN, Angela B. (Org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática da escrita. Campinas, SP: Mercado dos Letras, 2001 [1995].
4. KLEIMAN, A. (Org.) O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
5. OLIVEIRA, Maria do Socorro; Gêneros textuais e letramento. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 325-345, 2010.
6. STREET, Brian. Literacy in theory and practice. Cambridge: CUP, 1984. ______. Abordagens alternativas ao letramento e desenvolvimento. Teleconferência Brasil sobre o letramento, outubro de 2003.

Downloads

Publicado

2020-07-02

Como Citar

[1]
de Sousa, P. 2020. CULTURA ESCRITA E ESCOLARIZAÇÃO: ATUAÇÃO DOCENTE NA AMPLIAÇÃO DOS USOS SOCIAIS DA ESCRITA POR ESTUDANTES ORIUNDOS DE UM PROGRAMA DE CORREÇÃO DE FLUXO. fólio - Revista de Letras. 12, 1 (jul. 2020). DOI:https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6560.