FORMAS DE PLANIFICAÇÃO DO AGIR DIDÁTICO COM GÊNEROS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Gustavo Henrique da Silva Lima Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6601

Palavras-chave:

Agir didático; Gênero; Ensino

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as formas de planificação do agir didático com gêneros por professores. Para tal, tomamos como referência a noção de agir didático de Silva (2013) e as discussões teóricas e resultados das pesquisas sobre ensino de gênero apresentadas na coletânea organizada por Schneuwly e Dolz (2004). As colaboradoras desta pesquisa foram 02 (duas) professoras da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Os resultados apontam para a ocorrência de algumas formas comuns de planificação do agir didático com gênero nas práticas de ensino das duas professoras. Verificamos, ainda, uma preocupação das docentes com a sistematização dos gêneros, com ênfase, sobretudo, nas suas dimensões constitutivas, ou seja, seus aspectos temáticos e composicionais.

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Biografia do Autor

Gustavo Henrique da Silva Lima, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape)

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Adjunto 2 da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Ufape).

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Lima, G. H. da S. (2020). FORMAS DE PLANIFICAÇÃO DO AGIR DIDÁTICO COM GÊNEROS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. fólio - Revista De Letras, 12(1). https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6601