REDES ENUNCIATIVAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

  • Luiz Francisco Dias Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

O presente texto tem como objetivo oferecer subsídios para o trabalho com linguagem na escola, destacando as redes enunciativas como um profícuo caminho para o desenvolvimento de projetos didáticos, voltando o olhar para o sentido na produção da linguagem pelas articulações de palavras do enunciado. A exploração do ponto de vista se dá como uma proposta a partir do enfoque às atividades com elaboração de redes, o que propicia o destaque à proposta de trabalho com a linguagem em um campo interdisciplinar.  Apresentam-se sugestões de atividades por meio das formações nominais e das redes enunciativas, o que se mostra, enfim, um produtivo caminho para o professor em sua tarefa de propiciar experiências de contato com a produção de sentidos nos anos finais do Ensino Fundamental.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolve pesquisas em semântica e em história das ideias linguísticas. É autor das obras Os sentidos do idioma nacional (1995) e Enunciação e relações linguísticas (2018), ambas publicadas pela Pontes Editores.

Referências

1. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
2. DIAS, L. F. Enunciação e relações linguísticas. Campinas: Pontes, 2018.
3. _______. Novas Perspectivas no ensino de gramática na escola: o estatuto do exemplo em questão. In: OLIVEIRA, S.E. e SANTOS, J.F. (orgs). Mosaico de linguagens. Campinas: Pontes/CELLIP, 2006, p.43-53.
4. MINORELLI, C. T.; CHIBA, C. H. F. Convergências história: ensino fundamental. 8º ano. Livro do Professor. 2 ed. São Paulo: Edições SM, 2018.
5. FERNANDES, A. C. (org.). Projeto Araribá mais história. 8º ano. Livro do Professor. São Paulo: Moderna, 2018.
6. CAMPOS, F. de; CLARO, R.; DOLHNIKOFF, M. História: escola e democracia. 8º ano. Livro do Professor. São Paulo: Moderna, 2019.
7. COTRIM, G.; RODRIGUES, J. Historiar. 8º ano. Livro do Professor. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
Publicado
2020-07-02
Como Citar
DIAS, Luiz Francisco. REDES ENUNCIATIVAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 12, n. 1, jul. 2020. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6988>. Acesso em: 04 ago. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6988.