REDES ENUNCIATIVAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Luiz Francisco Dias Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6988

Palavras-chave:

Rede enunciativa; Ensino do português, Tecnologia; Ponto de vista.

Resumo

O presente texto tem como objetivo oferecer subsídios para o trabalho com linguagem na escola, destacando as redes enunciativas como um profícuo caminho para o desenvolvimento de projetos didáticos, voltando o olhar para o sentido na produção da linguagem pelas articulações de palavras do enunciado. A exploração do ponto de vista se dá como uma proposta a partir do enfoque às atividades com elaboração de redes, o que propicia o destaque à proposta de trabalho com a linguagem em um campo interdisciplinar.  Apresentam-se sugestões de atividades por meio das formações nominais e das redes enunciativas, o que se mostra, enfim, um produtivo caminho para o professor em sua tarefa de propiciar experiências de contato com a produção de sentidos nos anos finais do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Luiz Francisco Dias, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolve pesquisas em semântica e em história das ideias linguísticas. É autor das obras Os sentidos do idioma nacional (1995) e Enunciação e relações linguísticas (2018), ambas publicadas pela Pontes Editores.

Referências

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

[1]
Dias, L.F. 2020. REDES ENUNCIATIVAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. fólio - Revista de Letras. 12, 1 (jul. 2020). DOI:https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6988.