Chamada de Publicação

N. 10, V. 2   jul./dez. 2018

Seção VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados

LETRAMENTOS: ACADÊMICO, DO PROFESSOR, CIENTÍFICO

 O crescimento dos estudos do letramento no cenário acadêmico brasileiro é indiscutível, são diversos os enfoques. A proposta é a de acolher trabalhos que visualizem a modalização do termo estudos do letramento, a fim de constituir um panorama atual de pesquisas nesse escopo em distintas esferas de circulação e produção de conhecimento. Reconhecendo a relevância da abordagem pedagógica, orientadora de estudos sobre práticas de apropriação da escrita na escola, busca-se deslocar dessa  perspectiva, para possibilitar a divulgação de trabalhos com enfoques não pedagógicos. Assim, o nosso propósito com o dossiê: Letramentos: acadêmico, do professor, científico é o de  apresentar um cenário de pesquisas dessas décadas inicias do século XXI para perspectivar o diálogo transdisciplinar no campo da Linguística Aplicada.

 Organizadores:

Ester Maria de Figueiredo Souza (UESB)

Wagner Rodrigues da Silva ( UFTO)

Prazo para envio dos trabalhos:

30 de setembro de 2018.

 

 N. 10, V. 1   jan./jun. 2018

Seção VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados

FICÇÕES DO CONTEMPORÂNEO: INTERTEXTOS E DIÁLOGOS ENTRE LITERATURAS

 A literatura sempre tem mantido um diálogo consigo mesma e com outras áreas do saber: a filosofia, a religião, a história, a antropologia, as artes em geral etc. Nesse sentido, o dossiê “Ficções do contemporâneo: intertextos e diálogos entre literaturas” tem como propósito reunir estudos que abarquem análises de romances, contos, crônicas nos quais se evidenciem relações intertextuais, retomadas de textos da tradição, reescritas que irmanem autores e obras de nacionalidades distintas.

Dessa forma, convidamos pesquisadores e demais interessados pela temática apontada para que contribuam com esse número da Revista Fólio.

Organizadores:

Altamir Botoso (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS)

Wellington Furtado Ramos (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS)

 Prazo de envio dos trabalhos:

Até 31 de maio.

 

Seção VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados

A discussão sobre a internacionalização da língua portuguesa ultrapassa o limite do Brasil e ganha fôlego quando pensamos na lusofonia. Nesse contexto, qualquer que seja o motivo (econômico, político, cultural, familiar, pessoal, entre outros), a reflexão apresenta efeitos nas práticas sociais linguageiras humanas e profissionais colocando em evidência o ensino e aprendizagem da língua portuguesa e a formação de professores que atuam na área.

O nosso maior objetivo com o dossiê “A lusofonia em seus diversos contextos de ensino, aprendizagem e formação de professores” é reunir pesquisadores com interesse no tema para discutir questões relacionadas à diversidade do contexto do ensino e aprendizagem e da formação de professores, bem como constituir um banco de dados significativo, onde possamos encontrar reflexões teóricas e práticas a respeito dessa temática.

Interessa-nos, por exemplo, entender como pensar a internacionalização sem refletir sobre o papel das relações humanas e profissionais ou desconsiderando conceitos fundamentais como mundialização, (inter)(multi)(trans)culturalismo, cosmopolismo, (des)colonização, (trans)nacional, cada vez mais referenciados no campo da Linguística Aplicada e da Didática de línguas?

Esse conjunto de inquietude, em alguma medida, incita rediscussões sobre cidadania, identidade, comunidade, patrimônio, políticas, proficiência e acerca de tantos outros termos que recebem a adjetivação linguístico(a)(s).

É, portanto, um prazer convidarmos pesquisadores e demais interessados pela temática a contribuir para com essa edição da Revista.

Organizadores:

Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (Universidade Federal do Ceará – UFC)

Fernanda de Castro Modl (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB)

Prazo de envio dos trabalhos:

Até 31 de maio.

 

 Seção NASCENTES

Tema Livre

 

Seção REPERTÓRIO

Tema Livre