Chamada de Publicação

V. 13, N. 1   jan./jun. 2021

Seção VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados

Dossiê: 100 anos de Clarice Lispector.

Em 10 de dezembro de 1920 nasceu Clarice Lispector que, ainda em plena infância, iniciou deliberadamente sua carreira como escritora e foi consagrada como um dos nomes exponenciais, tanto no cenário da literatura nacional quanto internacional. No corrente ano, 2020, comemoramos o centenário de Clarice Lispector. São exatos 100 anos da vida de uma escritora que, com sua mão tocada pelo fogo concebeu e produziu uma literatura inquietante, questionadora e fascinante. Clarice Lispector nunca foi tão atual! Considerando os dias difíceis que atravessamos, política e humanamente falando, a obra de Clarice Lispector jorra como água viva sobre o angustiante e incerto ser e estar no mundo que nos impele a decisões imediatas e urgentes, sem que, todavia, percamos de vista a reflexividade.

Em comemoração aos 100 anos de Clarice Lispector, a Fólio – Revista de Letras, jul./dez. 2020, abre-se para receber artigos que versem sobre a obra da escritora brasileira supramencionada, cuja elaboração se iniciou em 1943, com seu romance Perto do coração selvagem.

A obra clariciana é diversamente constituída de romances, contos, teatro, crônicas, entrevistas, correspondências, literatura infantil, traduções, conferências, anotações e novela produzida até 1977, ano de morte da escritora.

Os temas a serem investigados e as perspectivas de análise da obra são amplos, ficando, portanto, a cargo do pesquisador defini-los para a devida submissão a esse periódico.

Organizadores:

Profa. Dra. Maria das Graças Fonseca Andrade (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb)

Prof. Dr. Luiz Lopes (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Ceft–MG)

Data limite para o envio dos manuscritos: 31 de março de 2021.

 

Seção VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados

Dossiê: Linguagem como/no/sobre/e trabalho

As pesquisas fundamentadas no aporte das especificidades em que a linguagem e atividades se interpenetram encontram ressonância em diversos campos de conhecimento. O enfoque deste dossiê é o de se ocupar das relações linguagem e trabalho na vida social, acolhendo estudos que contribuem para o aprofundamento de questões teóricas e metodológicas para assentar conhecimento na área. Para tanto, trabalhos centrados no escopo da Ergolinguística, do Interacionismo Sócio Discursivo, da Análise Dialógica do Discurso e, no âmbito do ensino como trabalho, no agir educacional e gestos didáticos, assentam-se no escopo deste dossiê, centrando a relação linguagem/trabalho em diferentes práticas discursivas e em contextos específicos de produção e circulação.

Temos constatado que, no campo educacional, a partir dos anos 2000 no Brasil, expandiram-se as relações linguagem e trabalho para o enquadre da educação e do ensino (Machado, 2004, 2009). Texto inaugural dos estudos linguísticos, no Brasil, em relação ao trabalho como fenômeno circundante da linguagem (Souza e Silva; Faïta, 2002) enfatizam as relações simbólicas das interações verbais para a construção de objetos de análise no enquadre dos estudos linguísticos.

Nossa expectativa é a de absorver estudos configurados nas entradas “linguagem e trabalho”; “linguagem no trabalho” e “ linguagem como trabalho.” Assim, publicizamos a presente chamada, convidando pesquisadores e pesquisadoras para  ampliar e dar visibilidade às incursões científicas já em curso ou concluídas na comunidade científica do Brasil e do Exterior.

Organizadoras

Ester Maria de Figueiredo Souza (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Lúcia Gracia Ferreira (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB)

 

Data limite para o envio dos manuscritos: 31 de março de 2021.

 

Seção NASCENTES

Tema Livre  e submissão contínua.

 

Seção REPERTÓRIO

Tema Livre e submissão contínua.