Chamada de Publicação

V. 12, N. 1   jan./jun. 2020

Seção VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados

Dossiê: Identidades docentes e(m) ensino de Língua Portuguesa: entre práticas e processos de didatização

 O espaço deste dossiê se concentra no modo como o ensino projeta dúvidas e soluções sobre o pensar dar aulas de Língua Portuguesa, trazendo referências a professores e licenciandos em geral, em seu processo de problematizar como e o porquê de (não)se fazer o que se faz.

Além de práticas, visamos abordar discursos sobre as práticas e identidades profissionais que se (re)(des)velam nas e por meio das variadas formas de lecionar Língua Portuguesa. 

O presente número da Fólio se dedica, assim, a investigar e relatar trabalhos que problematizem implicações que se dão entre o fazer e o pensar sobre o dar aulas de língua portuguesa: i) na educação básica; ii) em cursos de bacharelado e licenciaturas; iii) em disciplinas do núcleo formativo para o exercício profissional como estágios, didáticas e metodologias de ensino ou mesmo iv) em contextos diversos de ensino-aprendizagem de português como língua materna, língua de herança, língua adicional e língua de acolhimento.

Ao reunir pesquisadores com interesse no tema para discutir questões relacionadas a representações sobre esse ser/fazer/tornar-se profissional, vozeamos aspectos fundadores e silentes da formação do professor de Português, abordando perspectivas diversas acerca de entraves e sucessos na profissão.

Nessa aposta, entendemos como importantes trabalhos sobre identidades, práticas e eventos como a didatização que cercam nossa profissão, assim como relatos de estratégias, abordagens e iniciativas profissionais orientadas por necessidades de didatização.

Cada trabalho soma na e para a demonstração de que o olhar ao fazer profissional é atravessado por representações, (con)fluindo para formas de ver, de narrar e de problematizar a formação de identidades docentes marcadas pelo avesso e pelo propício da condição social contemporânea.  

Esperamos motivar escritores e leitores nessa tarefa, em busca de ainda mais reflexão para (re)situar nosso olhar em meio a todos os fazeres e obrigações profissionais que nos cercam e que nos recolocam o desafio, para além de formar alunos, de repensar sobre o fazer profissional diante da sociedade e de suas tarefas atuais. 

Organizadoras:

Nádia Dolores Fernandes Biavati (Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ)

Fernanda de Castro Modl (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb)

Data limite para envio dos manuscritos: 30 de abril de 2020.

 

 

Seção NASCENTES

Tema Livre  e submissão contínua.

 

Seção REPERTÓRIO

Tema Livre e submissão contínua.