fólio - Revista de Letras https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio <div align="justify"><strong><span style="font-size: 14pt; color: #2d19e6; font-family: garamond;">fólio</span> <em>- Revista de Letras </em>(ISSN: 2176-4182) </strong>é um periódico eletrônico semestral do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL/UESB), estando atulamente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGLCEL/UESB) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).</div> pt-BR <p>&nbsp;</p> <div id="CertisignPluginFF-NG-Installed">&nbsp;</div> revista.folio@uesb.edu.br (Prof. Dr. Ricardo Martins Valle) periodicos@uesb.edu.br (Suporte) qua, 31 jul 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.2.1.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Queerificando a natureza: entre Frankenstein e Frankissstein https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/11733 <p>O presente artigo é um exercício de pensamento que busca no romance <em>Frankenstein</em>, de Mary Shelley, as bases de uma sensibilidade ecológica que desestabiliza o conceito de natureza. Tal desestabilização será lida/interpretada ao lado de discussões sobre ecologia queer que colocam em xeque o caráter normativo da dita natureza. Em <em>Frankisstein</em>, interpretação contemporânea do romance de Mary Shelley, a escritora Jeanette Winterson retoma questões primordiais do romance oitocentista e evidencia os binarismos que informam o pensamento científico ocidental, principalmente, no que tange à aparente oposição natural/anti-natural. Os abandonos dos romances aqui serão lidos a partir de abalos climáticos e de teorias que desestabilizam as linhas invisíveis que demarcam os limites entre humanos e não-humanos, entendendo que tais demarcações se pautam em posições de poder.</p> Tatiana de Freitas Massuno Copyright (c) 2024 Fólio - Revista de Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/11733 qua, 31 jul 2024 00:00:00 -0300 Império do riso: aspectos do cômico em O Xangô de Baker Street https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/12688 <p>Este trabalho propõe uma leitura de <em>O Xangô de Baker Street</em> (1995), de Jô Soares, destacando como o texto do escritor brasileiro produz o cômico vinculado a uma série de estratégias, entre elas, a mobilização e a revelação de estereótipos, a sátira social, a representação do grotesco. Para tanto, recorrermos às teorias de Propp (1992), Bergson (1943) e Bakhtin (1993) sobre o riso e suas relações com o contexto social. A ideia é demonstrar como o humor, no romance, produz o questionamento (e a manutenção) de certas hierarquias a partir da ridicularização dos mais distintos personagens, grupos, convenções, atingindo, inclusive, o próprio gênero policial e uma de suas figuras centrais: Sherlock Holmes.</p> Fernando Cordeiro Copyright (c) 2024 fólio - Revista de Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/12688 qua, 31 jul 2024 00:00:00 -0300 Gritos no Silêncio: "A Benfazeja", de Guimarães Rosa https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/13779 <p>Partindo da premissa de que os silêncios permeiam toda e qualquer espécie artística, objetiva-se neste artigo abordar a questão das construções de silêncio e assinalar algumas possibilidades de sentido que se encontram presentes, sob diversos vieses, no conto ‘A Benfazeja’, que compõe o livro <em>Primeiras estórias,</em> de Guimarães Rosa (1985). A tessitura artística compele o pesquisador a buscar pela essência que repousa em fatos expostos ou encobertos nessa narrativa impregnada de detalhes e informações implícitas. As imagens desenhadas, os fatos, as ações, as reações das personagens e as circunstâncias vivenciadas por elas, acabam por revelar fontes de múltiplos significados que residem na profusão dos silêncios. As discussões ancoram-se em trabalhos relacionados ao silêncio empreendidos por George Steiner (1988), Eni Orlandi (2007), Michele Perrot (2005), Tofalini (2020), entre outros estudiosos. Espera-se contribuir com as pesquisas sobre as ocorrências de silêncio que se apresentam na arte e na vida.</p> Luzia Aparecida Berloffa Tofalini, Sheron Keissili dos Santos Tsuchiya Copyright (c) 2024 Fólio - Revista de Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/13779 qua, 31 jul 2024 00:00:00 -0300 Violência e racismo em "As Caravanas", de Chico Buarque de Hollanda https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/13447 <p>A obra musical de Chico Buarque é conhecida pelo caráter interpretativo e crítico do Brasil, desde seu período mais participante das décadas de 1960 e 1970 e hoje, como um cronista arguto das mazelas de nossa sociedade. É possível dizer que em sua obra encontramos uma espécie de síntese das esperanças e desalentos da história recente do Brasil. Neste texto pretendemos analisar a canção “As caravanas”, do seu último disco: <em>Caravanas</em>, de 2017, momento histórico em que a população brasileira é devastada por uma variação de crises: ética e política, está coletivamente sufocada e vivendo em um mundo com valores enraizados no autoritarismo, na discriminação e na violência.</p> Luciano Dias Cavalcanti Copyright (c) 2024 Fólio - Revista de Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/13447 qua, 31 jul 2024 00:00:00 -0300 A ancestralidade na poética de Ivanildes Moura https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/12692 <p>Historicamente, a literatura brasileira se debruçou, majoritariamente, nas obras consideradas clássicas, o que compõe o chamado cânone literário. Estruturas de poder dentro da sociedade patriarcal determinam quais obras são consideradas clássicas, baseando-se em critérios sexistas e racistas. Isso frequentemente marginaliza outras obras que não se encaixam nos moldes de autoridade estabelecidos. Ao traçar o caminho distinto, este artigo pretende trazer à tona a escrita negra, feminina e engajada através da narrativa<em> Azire, a princesinha de Aruanda </em>(2014), da escritora jequieense Ivanildes Moura, a fim de contribuir na construção de perspectiva decolonial acerca da representação negra nos livros infantis, com base nas temáticas recorrentes do livro da autora em questão. Através da literatura infantil Moura incorpora na sua obra elementos da ancestralidade africana, empoderamento feminino e autoestima negra, construindo, então, uma contranarrativa acerca da realidade desses sujeitos. Refletir acerca da memória ancestral e a construção da identidade de um povo é um processo necessário para a percepção de existência de outros caminhos e possibilidades para recontar a história. Azire, a princesinha de Aruanda, e Ivanildes Moura convidam os leitores a refletir e a construir uma visão que tenha como objetivo a emancipação e o empoderamento do povo negro, especialmente das crianças.</p> <p><strong>Agência de fomento:</strong> Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia<button class="pkpFormField--autosuggest__valueButton"></button></p> Adriana Maria de Abreu Barbosa, Letícia de Jesus Araújo Copyright (c) 2024 Fólio - Revista de Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/12692 qua, 31 jul 2024 00:00:00 -0300 Percepções de professores brasileiros de língua inglesa em formação sobre dificuldades para desenvolver habilidades https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/12758 <p>À luz da linguística aplicada, este artigo reflete sobre as dificuldades para desenvolver habilidades em língua inglesa. Apresenta dados de um estudo etnográfico, com base na abordagem ‘<em>need analysis’</em>, realizado com um grupo de 26 professores de língua inglesa em formação. O objetivo central do estudo foi investigar as dificuldades relacionadas com o desenvolvimento das quatro habilidades básicas -falar, ouvir, ler e escrever- em língua inglesa, a partir das percepções dos participantes. Nesse sentido, a pesquisa intencionou mapear as dificuldades relacionadas com o desenvolvimento de habilidades nessa língua. Para tanto, foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: um questionário e uma entrevista. Os dados foram analisados com base nos paradigmas qualitativo e quantitativo e apontaram que as dificuldades estavam relacionadas com a falta de prática, supostos julgamentos, a culpabilidade da escola, abordagens e métodos de ensino, bloqueio (filtro afetivo), medo, insegurança, timidez, vergonha e autocrítica. A relevância do estudo está na possibilidade de lançar luz em uma problemática que requer atenção, para possibilitar mudanças e alcançar melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa.</p> Flávius Almeida dos Anjos Copyright (c) 2024 Fólio - Revista de Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/12758 qua, 31 jul 2024 00:00:00 -0300 "Entrando de cabeça": um estudo lexicográfico de expressões idiomáticas do português brasileiro em dicionários bilíngues (português-espanhol) https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/12961 <p>O objetivo deste artigo é apresentar uma amostra dos dados coletados, das reflexões realizadas e dos resultados obtidos no âmbito do projeto de pesquisa “Análise Lexicográfica Bilíngue Contrastiva de Expressões Idiomáticas (Português-Espanhol)”. Essa pesquisa se enquadra no contexto dos estudos fraseológicos e norteia-se pelos princípios teóricos da Lexicografia Bilíngue Contrastiva (DURÃO; SASTRE-RUANO; WERNER, 2009). Trata-se de uma pesquisa aplicada por amostragem (GIL, 2008; 2010; LAKATOS; MARCONI, 2007), com análises qualitativas (PRODANOV; FREITAS, 2013). Seu <em>corpus</em> está constituído por uma seleção de expressões idiomáticas (EIs) formadas com nomes de partes do corpo no português brasileiro (da letra A até a letra L), coletadas em dois dicionários monolíngues, o Houaiss (2009) e o Aurélio (2010), e cinco dicionários bilíngues (Português-Espanhol): Gran Diccionario (2001); Diccionario Bilingüe de Uso (2003); Océano Compact Diccionario (2004); Dicionário Escolar WMF (2011) e Michaelis Dicionário Escolar (2008). Dentre os principais problemas identificados na análise estão: a inexistência de indicação específica que facilite a identificação das EIs; a apresentação de informações equivocadas; a carência de informações; e a falta de sistematicidade na apresentação das EIs.</p> Maria Leticia Nastari Millás, Chris Royes Schardosim Copyright (c) 2024 fólio - Revista de Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/12961 qua, 31 jul 2024 00:00:00 -0300 Dois silêncios, uma palavra https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/15150 Ricardo Martins Valle Copyright (c) 2024 fólio - Revista de Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/15150 qua, 31 jul 2024 00:00:00 -0300