40 ANOS DE A HORA DA ESTRELA: DOS MENORES, O MELHOR LIVRO DO MUNDO

Autores

  • Sérgio Antônio Silva Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2795

Resumo

Este artigo apresenta uma análise gráfica das edições recentes da obra de Clarice Lispector, com ênfase naquelas em que há o uso de fotografias da autora nas capas dos livros. Após essa análise mais ampla, concentra-se na edição comemorativa dos 40 anos de A hora da estrela, cujo projeto gráfico baseia-se, para além das fotografias, na utilização dos manuscritos do livro. Para isso, o artigo dialoga com o texto de Paloma Vidal escrito para essa edição, a partir de uma pesquisa de arquivo. Assim, propõe-se uma discussão acerca do objeto livro, da relação entre palavra e imagem, dos paratextos editoriais e dos lugares de autoria que circundam a obra literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Antônio Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Literatura Comparada pela UFMG. Pós-doutor em História da Cultura pela Universidade Nova de Lisboa. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Autor dos livros A hora da estrela de Clarice e Papel, penas e tinta: a memória da escrita em Graciliano Ramos, e organizador do Livro dos tipógrafos.

Downloads

Publicado

2018-02-09

Como Citar

Silva, S. A. (2018). 40 ANOS DE A HORA DA ESTRELA: DOS MENORES, O MELHOR LIVRO DO MUNDO. fólio - Revista De Letras, 9(2). https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2795

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados