O LIVRO DIDÁTICO COMO GÊNERO DISCURSIVO: UM “INTERVALO” PARA ANÁLISE DO PROJETO LITERÁRIO

Autores

  • Aparecida de Fátima Brasileiro Teixeira Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
  • Ester Maria de Figueiredo Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Os livros didáticos do ensino médio perpassam pelo processo de produção, circulação e recepção de enunciados de uma língua. Esse material didático, como um gênero discursivo, traz no seu interior uma heterogeneidade de textos e de propostas de atividades didáticas que orientam o trabalho docente. Dentre eles, o que interessa, nessa pesquisa, é a forma como o letramento literário se esboça nesse impresso. A pesquisa centra-se na proposta com projetos didáticos, contida em ‘Português: linguagens’, Cereja e Magalhães (2010), no capítulo nomeado “intervalo”. Com isso, essa investigação teórica basear-se-á em Bakhtin (1997), Bunzen (2005), Cosson (2011) Batista (1999). A metodologia da pesquisa se organiza em uma abordagem discursiva e interpretativa dos enunciados no livro didático. A dialogia prevista entre o aspecto estético e os efeitos causados nos diferentes leitores indica que não se configura a formação literária em uma perspectiva de compreensão responsiva do leitor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecida de Fátima Brasileiro Teixeira, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Mestranda em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 
 

Ester Maria de Figueiredo Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

Downloads

Publicado

2018-04-05

Como Citar

Teixeira, A. de F. B., & Souza, E. M. de F. (2018). O LIVRO DIDÁTICO COMO GÊNERO DISCURSIVO: UM “INTERVALO” PARA ANÁLISE DO PROJETO LITERÁRIO. fólio - Revista De Letras, 4(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3450