LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO DE INGLÊS

UMA PROPOSTA DE ESCRITA COLABORATIVA E PRODUÇÃO DE VÍDEO

Autores

  • Keila Mendes dos Santos Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
  • Cleide Jane de Sa Araujo Costa Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4300

Palavras-chave:

Aprendizagem; Língua inglesa; Tecnologias.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar as contribuições da utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo de desenvolvimento das habilidades de speaking e writting em aprendizes de inglês, partindo da proposta de produção de um vídeo e da escrita colaborativa de um ebook. Salienta-se, também, o papel do letramento digital no processo de ensino e aprendizagem na contemporaneidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, configurada como estudo de caso, que teve como participantes 6 (seis) licenciandos em língua inglesa. Os dados foram coletados por meio de questionários e foi realizado ao longo do componente curricular Língua Inglesa Avançada I. Os resultados alcançados permitiram perceber que a proposta didática, amparada na utilização de interfaces digitais, auxiliou eficazmente na aprendizagem dos discentes, estimulando a percepção dos próprios erros e incitando a autonomia, levando os participantes a revisarem aspectos linguísticos fundamentais para suas produções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila Mendes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Mestre em Letras: Cultura, educação e linguagens. Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (Uesb).

Cleide Jane de Sa Araujo Costa, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Doutora em Educação e em Linguística. Professora Associada I do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE-Ufal).

Downloads

Publicado

2019-02-12

Como Citar

Mendes dos Santos, K., & Costa, C. J. de S. A. (2019). LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO DE INGLÊS: UMA PROPOSTA DE ESCRITA COLABORATIVA E PRODUÇÃO DE VÍDEO. fólio - Revista De Letras, 10(2). https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4300

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados