ENTRE FRESTAS E ARESTAS: LITERATURA E A MÚSICA NO CONTO MACHADIANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6329

Palavras-chave:

Literatura. Música. Machado de Assis. Conto

Resumo

O presente trabalho analisa indícios de diálogo entre literatura e música no conto intitulado: “Trio em lá menor”, do escritor Machado de Assis. A análise tem como objetivo entender como elementos da teoria musical, como, por exemplo, as nomenclaturas e os conceitos, assim como as ideias de resolução de campo harmônico, se entrelaçam à escrita do texto, ultrapassando a ideia da mera justificativa do andamento de leitura do conto, constituindo-se parte integrante do material textual. A relação entre as artes irmãs proporciona um caleidoscópio de possibilidades, nos parece que o autor fez uso de ideias de resolução de campo harmônico, entre outras do universo musical, para compor, ou melhor, escrever seu texto, criando uma atmosfera um pouco movediça, devido ao olhar cauteloso do escritor no que concerne ao diálogo e, na medida em que as questões amorosas vão se resolvendo seria, hipoteticamente, como se o campo harmônico fosse sendo resolvido, uma espécie de coadunação rizomática musico-literária.

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Biografia do Autor

Igor Alexandre Barcelos Graciano Borges, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalha com a figura da Ironia Romântica na obra poética do escritor Luiz Gama. Mestre em Letras, na linha de Historiografia Literária, pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (Uems).

Danglei de Castro Pereira, Universidade de Brasília (UnB)

Professor da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Letras pela UnB. Fez estágio de pós-doutorado em literatura brasileira pela Universidade de São paulo (USP).

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Graciano Borges, I. A. B., & Pereira, D. de C. (2020). ENTRE FRESTAS E ARESTAS: LITERATURA E A MÚSICA NO CONTO MACHADIANO. fólio - Revista De Letras, 12(1). https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6329