AVALIAÇÃO JUSTA E DEMOCRÁTICA OU SABER LEGITIMADO COMO PUNIÇÃO? A AVALIAÇÃO PELO OLHAR DA ADF

Autores

  • Dulcinéa Silva Jerônimo Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)
  • Nádia Dolores Fernandes Biavati Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6566

Resumo

A partir das teorias que envolvem o processo avaliativo da aprendizagem, torna-se possível conceber a avaliação como ferramenta indispensável na tomada de decisões do professor. Na verdade, a avaliação, no presente texto, será considerada para além disso, pois destacamos preceitos analisando-os, indicando-a parte constitutiva do discurso escolar e do discurso pedagógico. Nessa direção, pelo aporte da vertente francesa de Análise de Discurso, voltamos nosso olhar para práticas que indicam a ideia de avaliação ideal (e por vezes idealizada) pautada no bom planejamento e condizente com a realidade dos discentes e descrevemos o modo como os discursos funcionam, analisando a tendência de a formação  classificatória perpassar o processo avaliativo.  Percebemos que o discurso legitimador da avaliação prevalece, superestimando sua face regulatória,  na medida em que ela deve  fornecer (e muitas vezes não fornece) bons indicadores para os processos de didatização. Ao considerar a escola a partir de uma perspectiva discursiva, destacamos o que acreditamos ser dois fundamentos efetivos diretamente relacionadas à avaliação, a saber: o discurso pedagógico e o discurso escolar – a partir das concepções de Orlandi (1996). Nessa perspectiva, no presente texto, traçamos, pela ótica francesa de Análise de Discurso, uma reflexão acerca das estratégias avaliativas, a fim de buscar compreender melhor o processo de acompanhamento da aprendizagem, sua função e a forma como os discursos perpassam o contexto escolar, especificamente na avaliação escolar de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Dulcinéa Silva Jerônimo, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Letras - Teoria Literária e Crítica da Cultura, na linha de pesquisa Discurso e Representação Social, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Nádia Dolores Fernandes Biavati, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora adjunta da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), onde atua no Programa de Mestrado em Letras: Teoria Literária e Crítica da Cultura.

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Jerônimo, D. S., & Biavati, N. D. F. (2020). AVALIAÇÃO JUSTA E DEMOCRÁTICA OU SABER LEGITIMADO COMO PUNIÇÃO? A AVALIAÇÃO PELO OLHAR DA ADF. fólio - Revista De Letras, 12(1). https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6566