A RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DE LEITURA PROPICIADA PELA FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DE NARRATIVAS DE VIDA

Autores

  • Francisco Rogiellyson da Silva Andrade Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Priscila Sandra Ramos de Lima Universidade Federal do Ceará
  • Dannytza Serra Gomes Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6571

Palavras-chave:

Concepções de leitura; Ensino de leitura; Formação docente.

Resumo

Neste artigo, que é decorrente de nossos estudos no curso de Mestrado, temos como objetivo principal analisar concepções de leitura que emergem a partir da narrativa de experiência e de práxis sobre leitura de uma professora alfabetizadora que, à época em que foi entrevistada, ainda era estudante de graduação em Pedagogia. Para isso, partimos das considerações teóricas de Kleiman (1997), Silva (1999), Koch; Elias (2012) e Braggio (1992), autores que sintetizam as principais concepções de leitura que norteiam as ações pedagógicas no âmbito do ensino dessa habilidade. Metodologicamente, estabelecemos diálogo entre a etnossociologia de Bertaux (2010) e a abordagem clínica de coleta e análise de dados proposta por Vasconcelos (2005), defendendo uma metodologia que adota como objeto de análise narrativas de vida numa perspectiva indutiva de construção de hipóteses, com base nos estudos de caso. A análise demonstra que as experiências da professora, em sua narração, foram traumáticas, pois eram somente uma maneira de avaliar a interpretação. Em decorrência disso, as discussões teórico-metodológicas acadêmicas ressignificam a maneira como a professora seleciona atividades para trabalhar a leitura. Conclui-se que é importante uma sólida formação profissional universitária inicial e continuada que possa fazer os docentes repensarem suas concepções e metodologias.

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Biografia do Autor

Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Priscila Sandra Ramos de Lima, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Ceará e professora de Língua Inglesa na Secretaria Estadual da Educação do Ceará.

Dannytza Serra Gomes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC. Realizou estágio de pós-doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade do Porto.

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Andrade, F. R. da S., Lima, P. S. R. de, & Gomes, D. S. (2020). A RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DE LEITURA PROPICIADA PELA FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DE NARRATIVAS DE VIDA. fólio - Revista De Letras, 12(1). https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6571