O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ANGOLA: REFLEXÕES METODOLÓGICAS EM CONTEXTO MULTLINGUE

Autores

  • Eduardo David Ndombele Instituto Superior de Ciências de Educação do Uige (ISCED/Uige), Angola
  • Alexandre António Timbane Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) http://orcid.org/0000-0002-2061-9391

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6604

Palavras-chave:

Ensino; Língua portuguesa; Metodologia; Multilinguismo; Angola

Resumo

O português é a única língua oficial de Angola, embora havendo mais de vinte línguas do grupo bantu e khoisan convivendo com diversas línguas europeias e asiáticas. Sendo o português a língua obrigatória na educação é necessário refletir sobre como ensinar em contexto multilíngue. A pesquisa debateu caminhos metodológicos que favorecem um ensino de qualidade e que realmente atenda a realidade angolana. É uma pesquisa bibliográfica que busca leituras que debatem questões da variação linguística e a didática do ensino. A pesquisa mostrou como a formação do professor é importante na transmissão de competências visando a qualidade de aprendizagem em português. Dado o contexto em que se processa o ensino e aprendizagem do português em Angola observa-se a ausência de condições infraestruturais para além da falta da interação entre professor, aluno, pais e Ministério da Educação. A existência de turmas com alunos de português como L1 e L2 torna o ensino complexo porque a metodologia e os materiais deveriam ser diferentes. As interferências das línguas africanas no português obrigam uma atualização metodológica constante do professor de português para que possa responder à realidade angolana desafiando a complexidade à variedade angolana do português que é diferente do português de Portugal.

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Biografia do Autor

Eduardo David Ndombele, Instituto Superior de Ciências de Educação do Uige (ISCED/Uige), Angola

Doutor em Linguística pela Universidade San Lorenzo, Paraguai. Coordenador Adjunto do curso de Mestrado do Instituto Superior de Ciências de Educação do Uige (ISCED/Uige), Angola

Alexandre António Timbane, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professor da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Campus dos  Malês, Bahia.  Membro do Grupo de pesquisa África-Brasil: Produção de Conhecimento, Sociedade Civil, Desenvolvimento e Cidadania Global.

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Ndombele, E. D., & Timbane, A. A. (2020). O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ANGOLA: REFLEXÕES METODOLÓGICAS EM CONTEXTO MULTLINGUE. fólio - Revista De Letras, 12(1). https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6604