(DES)CONSTRUINDO AS FRONTEIRAS DO INGLÊS SEM FRONTEIRAS

Autores

  • Juliana Alves dos Santos Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
  • Steffane Suzi de Jesus Santos Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Resumo

No Brasil, uma das ações criadas para amenizar a defasagem no ensino aprendizagem dessa Língua é o Inglês sem Fronteiras (IsF), onde são disponibilizados alguns materiais didáticos, tais como e-book e livro de leituras. Essa pesquisa visa (des)construir as fronteiras do IsF no que diz respeito a análise da (não)apresentação de aspectos multiculturais e de variação linguística nos textos verbais e não verbais dos livros para o nível intermediário. Para isso, utilizamos a análise de conteúdo e os filtros de análise cultural propostos por Byram(1991), categorizando qualitativamente os aspectos culturais e linguísticos  exibidos nesses livros. Desse modo foi possível observar que o material disponibilizado para o nível intermediário é bastante raso no que diz respeito à apresentação de aspectos multiculturais do idioma, tendo em vista que um livro de um curso tão abrangente deveria promover essa integração cultural de forma mais latente e visível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Alves dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Mestre em Cultura, Educação e Linguagens. Professora auxiliar do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), campus XVIII - Eunápolis da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Steffane Suzi de Jesus Santos, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Downloads

Publicado

2018-03-08

Como Citar

Santos, J. A. dos, & Santos, S. S. de J. (2018). (DES)CONSTRUINDO AS FRONTEIRAS DO INGLÊS SEM FRONTEIRAS. fólio - Revista De Letras, 7(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2897

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados