FUGINDO PRA OUTRO LUGAR: O CLUBE DA ESQUINA, UMA POÉTICA DO MOVIMENTO

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DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5111

Resumo

O artigo se pretende um passeio panorâmico pelos dois discos coletivos Clube da Esquina (1972) e Clube da Esquina 2 (1978), tendo como figuras de proa Milton Nascimento e Lô Borges. Compostos e lançados durante o período da Ditadura Militar (1964-1985), os discos trazem uma poética marcada pelo uso de metáforas e de outras figuras de linguagem que disfarçam críticas diretas ao regime. Neste paper, procedo a uma análise lítero-musical de algumas canções contidas nos dois discos, dando relevo às alegorias de deslocamento e de movimento, que além de fazerem uma crítica velada à situação política adversa sugerem um parentesco com o Fugere urbem dos poetas árcades.

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Biografia do Autor

Lauro Wanderley Meller, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc-MG). Professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2019-08-24

Como Citar

Meller, L. W. (2019). FUGINDO PRA OUTRO LUGAR: O CLUBE DA ESQUINA, UMA POÉTICA DO MOVIMENTO. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5111

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados