A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS TEÓRICOS POR MEIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA – FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Autores

  • Elisa Novaski Cordeiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Francisco Carlos Fogaça Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5128

Palavras-chave:

Ensino de PL2, Formação inicial de professores, Teoria e prática, Professor reflexivo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar, sob a perspectiva dos alunos-professores em formação inicial, de que modo o trabalho prático desenvolvido por meio de monitoria voluntária durante as aulas de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) colaborou com sua formação docente no curso de Letras Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Para tanto, serão explicitados os conceitos de professor reflexivo (SCHÖN, 1992; 2000) e articulação de teoria e prática nos cursos de Letras (GIMENEZ, 2005; 2011; GIMENEZ e CRISTOVÃO, 2004). O trabalho tem uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e transcritas integralmente. Foram entrevistados dois alunos de Letras, do 2° período do Curso. Ambos participaram como monitores voluntários no programa de extensão universitária PFOL da UTFPR, campus Curitiba, que tem por intuito o atendimento a estrangeiros (aulas de português), a formação de professores em pré-serviço e o desenvolvimento de pesquisas na área de ensino de PLA. Os resultados indicam que a prática propiciada pela participação dos discentes no projeto de extensão representou, para eles, um avanço significativo em sua formação e que lhes auxiliou a relacionar conceitos teóricos abordados ao longo do curso com a prática pedagógica presente nas aulas de PFOL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Novaski Cordeiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Francisco Carlos Fogaça, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (Uel). Professor Adjunto 3 da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2019-08-25

Como Citar

Novaski Cordeiro, E., & Fogaça, F. C. (2019). A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS TEÓRICOS POR MEIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA – FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5128

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados