O DISCURSO PUBLICITÁRIO E A CRIAÇÃO DE PALAVRAS NOVAS: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEXICAL

the development of lexical competence

Autores

  • Aderlande Pereira Ferraz Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5575

Palavras-chave:

Competência lexical; discurso publicitário; Neologismo.

Resumo

Este artigo, numa perspectiva pedagógica, trata do desenvolvimento da competência lexical a partir da análise de textos publicitários e mostra a renovação do léxico do português brasileiro pelos processos mais comuns de neologia. O objetivo é ressaltar a importância do discurso publicitário no âmbito escolar, explorando, sobretudo, os aspectos de criatividade discursiva e de inovação semântico-lexical. No âmbito da competência lexical, o artigo discute o que significa conhecer uma palavra e, para a conceituação de neologismo, adota o critério lexicográfico (ALVES, 1984, 1990; SANDMANN, 1989; CABRÉ, 1993), em que a unidade lexical será neológica se ainda não estiver registrada em um dicionário de língua. Nesse contexto, o que se pretende é enfatizar o trabalho com textos publicitários na sala de aula de língua portuguesa, com base em um estudo descritivo de alguns neologismos midiáticos, obtidos de anúncios publicitários que evidenciam a criatividade no português brasileiro, por meio do aparecimento de palavras novas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aderlande Pereira Ferraz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também atua como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos. Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (Usp).

Downloads

Publicado

2020-01-27

Como Citar

Ferraz, A. P. (2020). O DISCURSO PUBLICITÁRIO E A CRIAÇÃO DE PALAVRAS NOVAS: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEXICAL: the development of lexical competence. fólio - Revista De Letras, 11(2). https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5575