FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSOR FACE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Sandro Luis Silva Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  • Cirlei Izabel da Silva Paiva Universidade Paulistana

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5125

Palavras-chave:

Formação de professor; Letramento Digital; Tecnologias digitais.

Resumo

RESUMO: Este artigo propõe uma reflexão sobre as interfaces entre formação inicial e continuada de professor e a utilização das tecnologias nesse processo. As tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano dos indivíduos e, consequentemente, devem fazer parte do processo de ensino-aprendizagem para que a escola se aproxime mais da realidade em estão inseridos os sujeitos que dela participam. Por meio de uma abordagem qualitativa, trazemos conceitos sobre discurso,  multimodalidade, letramento digital e formação de professores e, a partir desses, sugerimos o uso de dois aplicativos para a construção do conhecimento, seja na formação inicial, seja na continuada. A base teórica para este estudo foi Perrenoud (2000), Kensky (2014), Carmo (2003) e Xavier (2007) sobre o letramento digital, além de Dioníso e Vasconcelos (2013) e Maingueneau (2015) no que se refere à multimodalidade. Por darmos uma abordagem à interface entre a formação de professor e novas tecnologias, valemo-nos, também, de documentos oficiais, como o Parecer 9/2001 do Conselho Nacional de Educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Leis de Diretrizes e Bases (1996), que subsidiam nossas reflexões. Pelo que apresentamos neste artigo, é possível afirmar que educação de qualidade depende de uma formação que concilie teoria e prática, levando o futuro professor a captar melhor as condições sociais, culturais, intelectuais de sua própria prática. E esse fato refletirá na prática docente na escola básica.

 

PALAVRAS-CHAVE: Formação de professor; Letramento Digital; Tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Luis Silva, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Cirlei Izabel da Silva Paiva, Universidade Paulistana

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP). Professora de Metodologia da Pesquisa e Ensino da Universidade Paulistana.

Downloads

Publicado

2019-08-25

Como Citar

Silva, S. L., & Paiva, C. I. da S. (2019). FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSOR FACE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5125

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados