A TROCA DE CARTÕES-POSTAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE LEITURA E ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Simone Tiemi Hashiguti Universidade Federal de Uberlândia (Ufu)
  • Fabiane Lemes Universidade Federal de Uberlândia (Ufu)
  • Rogério de Castro Ângelo Universidade Federal de Uberlândia (Ufu)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5547

Palavras-chave:

Ensino de Língua Inglesa, Gêneros textuais, Cartão-postal, Colonialidade, Relações de poder

Resumo

No contexto do ensino regular, as aulas de Língua Inglesa voltam-se, não raro, principalmente para o trabalho com as habilidades de leitura e escrita, conforme promulgado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Contudo, a maior dificuldade enfrentada pelos professores é a de como motivar os alunos a engajarem-se efetivamente a participar de atividades de leitura e de escrita numa língua que não é aquela de suas interações cotidianas. Tal obstáculo advém principalmente de métodos de ensino que tomam a língua somente como objeto de gramática ou somente como instrumento de comunicação em situações artificiais, e que não a relacionam com práticas sociais que sejam ou se tornem significativas nos diferentes grupos e contextos de ensino. Neste trabalho, fazemos um relato de experiência de aplicação de uma sequência didática que visou à prática de escrita e leitura com cartões-postais. Baseando-nos no conceito bakhtiniano de gêneros textuais e em orientações epistemológicas do campo de estudos dos letramentos críticos, utilizamos o site Postcrossing para propor a estudantes de inglês como língua estrangeira (uma turma de nível básico e uma de intermediário) de um centro de idiomas, oferecido em um Instituto Federal, a lerem e escreverem cartões-postais para pessoas de diferentes países. Nosso objetivo foi averiguar se a atividade se constituiria como significativa para seus processos de aprendizagem de forma que houvesse engajamento, aprendizagem e posicionamento crítico de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Tiemi Hashiguti, Universidade Federal de Uberlândia (Ufu)

Professora Associada do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Ufu). Doutora e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Fabiane Lemes, Universidade Federal de Uberlândia (Ufu)

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (Ufu). Mestre em Estudos Linguísticos pela Ufu.

Rogério de Castro Ângelo, Universidade Federal de Uberlândia (Ufu)

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (Ufu).

Downloads

Publicado

2020-01-27

Como Citar

Hashiguti, S. T., Lemes, F., & Ângelo, R. de C. (2020). A TROCA DE CARTÕES-POSTAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE LEITURA E ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA. fólio - Revista De Letras, 11(2). https://doi.org/10.22481/folio.v11i2.5547