AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, COGNIÇÃO, MEMÓRIA E APRENDIZAGEM

Autores

  • Valquíria Claudete Machado Borba Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Resumo

Neste artigo, tratamos de questões teóricas e estudos realizados sobre a aquisição da linguagem de forma a pensar sobre a importância dos estudos cognitivos para a aprendizagem da leitura e da escrita. Iniciamos situando o estudo que será desenvolvido dentro dos estudos conexionistas sobre a cognição. Abordamos, primeiramente, os principais paradigmas da cognição, detalhando o paradigma conexionista, no qual nos inserimos. Relatamos alguns estudos já desenvolvidos sobre a linguagem de acordo com a perspectiva conexionista, de forma que o leitor possa compreender os pressupostos dessa teoria. Então, apresentamos uma descrição sobre a memória, detendo-nos na relação entre memória e aprendizagem. Procuramos refletir sobre a importância do professor compreender os processos cognitivos relacionados à memória e à aprendizagem, de forma a pensar  na organização de estratégias mais eficientes de ensino, que levem o aluno a se tornar um leitor e um escritor proficiente na sua língua materna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valquíria Claudete Machado Borba, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade federal de Alagoas (Ufal). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus V.

Downloads

Publicado

2018-03-08

Como Citar

Borba, V. C. M. (2018). AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, COGNIÇÃO, MEMÓRIA E APRENDIZAGEM. fólio - Revista De Letras, 7(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2904

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados