O DISCURSO DA MÍDIA SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE NAS INSTITUIÇÕES MILITARES

Autores

  • Elso Soares Leite Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)

Resumo

O presente artigo trata da homossexualidade sob o enfoque discursivo. Esse trabalho objetiva investigar quais os sentidos sobre a homossexualidade no interior das instituições militares são evidenciados no discurso da mídia. A pesquisa se fundamenta nos pressupostos teórico-analíticos da Análise de Discurso, de linha francesa, a partir das contribuições teóricas de Pêcheux (2008) e da teórica brasileira, Eni Orlandi (2008) e dos aportes teóricos de Foucault (2009) sobre as questões referentes à sexualidade, entre outros. Observamos, nesse trabalho, em qual formação discursiva os enunciados da mídia se inscreveram para poder “dizer” sobre a homossexualidade, ou como um “desvio da norma heterossexual”, ou como uma “opção sexual” ou uma “orientação sexual”. Os resultados nos mostram que, de fato, os sentidos evidenciados no funcionamento do discurso da mídia são aqueles que se dão pela “interpelação ideológica militar”, circunscrita pela heteronormativa, tais como: “desvio de conduta”, “pecado”, “anormalidade” e “doença”.

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Biografia do Autor

Elso Soares Leite, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)

Doutorando em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Mestre em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

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Publicado

2018-03-08

Como Citar

Leite, E. S. (2018). O DISCURSO DA MÍDIA SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE NAS INSTITUIÇÕES MILITARES. fólio - Revista De Letras, 7(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2957