EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA

Autores

  • Leicijane da Silva Barros Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Uagne Coelho Pereira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Karylleila dos Santos Andrade Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Resumo

O presente trabalho busca refletir acerca de práticas educacionais relacionadas à diversidade presente no ambiente escolar, seja étnica, cultural, social, de gênero ou de pessoas com deficiência. A finalidade dessa pesquisa é investigar se as instituições de ensino pesquisadas têm trabalhado na perspectiva da educação intercultural. Nosso aporte teórico se fundamenta em documentos oficiais que abordam a questão da diversidade e pluralidade cultural e em teorias relacionadas à interculturalidade. A partir de uma abordagem qualitativa, analisamos questionários aplicados aos gestores de instituições públicas de ensino de Araguaína – TO, contrapondo o discurso dos participantes com a realidade escolar, sob a perspectiva do Projeto Político Pedagógico - PPP e do Referencial Curricular que norteiam a prática docente. A relevância desse estudo reside em reflexões que redimensionarão nossas práticas no tocante a uma educação que valoriza a diversidade em seus diversos aspectos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leicijane da Silva Barros, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, pela Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína.

Uagne Coelho Pereira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, pela Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína.

Karylleila dos Santos Andrade, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (Usp). Professora adjunta do curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

2018-03-08

Como Citar

Barros, L. da S., Pereira, U. C., & Andrade, K. dos S. (2018). EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA. fólio - Revista De Letras, 7(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2968