O SILÊNCIO NA SALA DE AULA

PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE PARTICIPAÇÃO E IDENTIDADES DISCENTES

Autores

  • Maria Luisa Ribeiro Amorim Antunes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Fernanda de Castro Modl Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc-MG)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3513

Palavras-chave:

Identidade discente; Participação; Sala de aula; Silenciamento; Silêncio.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mapear e entender, através de uma pesquisa-ação, significados do e para o silêncio na sala de aula, bem como suas inter-relações com a participação e questões relacionadas à (re)construção identitária dos discentes. Além de resenhar a noção de silêncio na perspectiva da Análise do Discurso Francesa (ADF), compreendendo-a como uma discursividade do cotidiano interacional da sala de aula, buscando o aperfeiçoamento da prática pedagógica a partir das noções de que o silêncio é o princípio de toda enunciação e de silenciamento como processo de censura para identificar a ideia de participação em sala de aula. Os resultados obtidos via instrumento questionário apontam para os fazeres, dizeres e silenciares na interação didática dando uma maior compreensão daquilo que parece orientar os comportamentos dos sujeitos alunos.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luisa Ribeiro Amorim Antunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 
 
 

Fernanda de Castro Modl, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc-MG)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc-MG). Atualmente é prof. adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 
 

Downloads

Publicado

2018-08-25

Como Citar

Antunes, M. L. R. A., & Modl, F. de C. (2018). O SILÊNCIO NA SALA DE AULA: PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE PARTICIPAÇÃO E IDENTIDADES DISCENTES. fólio - Revista De Letras, 10(1). https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3513