MEMES NAS REDES SOCIAIS: DA REPRODUÇÃO DE PRECONCEITO À COMPREENSÃO DE FENÔMENOS DE VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUÍSTICAS

Autores

  • Márcia Valéria Oliveira Moura Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Ilana Teixeira Bonfim Meira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Lucas Santos Campos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.4018

Palavras-chave:

Linguística Histórica; Memes; Preconceito Linguístico

Resumo

Há movimentos que denunciam atos discriminatórios, como racismo, sexismo, homofobia, porém são poucas as iniciativas de combate ao preconceito linguístico. No universo virtual tem sido frequente o emprego de “memes” que fazem gracejos a partir de apresentação de expressões próprias de formas da língua, empregadas por pessoas das classes populares. Mensagens dessa natureza alimentam a discriminação social, a partir da linguagem. Este trabalho tem o objetivo de, como uma ação de combate ao preconceito linguístico, apresentar uma proposta de exploração de “memes” em aulas de língua portuguesa, a fim de indicar, por um lado, a riqueza da variação linguística, por outro o potencial de mudanças na língua a partir de formas variantes. O aporte teórico está calcado na Linguística Histórica. A metodologia consiste em apresentar, paralelamente, fatos de variação, ocorridos em momentos pretéritos. Esperamos contemplar professores de Português, estudantes de Letras e pessoas interessadas na desmistificação desse preconceito.

 

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Biografia do Autor

Márcia Valéria Oliveira Moura, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestranda em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 
 

Ilana Teixeira Bonfim Meira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestranda em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

Lucas Santos Campos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) com estágio de Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 
 
 

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Publicado

2018-08-25

Como Citar

Moura, M. V. O., Meira, I. T. B., & Campos, L. S. (2018). MEMES NAS REDES SOCIAIS: DA REPRODUÇÃO DE PRECONCEITO À COMPREENSÃO DE FENÔMENOS DE VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUÍSTICAS. fólio - Revista De Letras, 10(1). https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.4018